Caminho para Libertadores: Vasco da Gama e Botafogo

Para terminar a série dos cariocas, vamos de Vasco e Botafogo.

  • Vasco da Gama

Só tem chance de chegar à Libertadores via Campeonato Brasileiro.

Situação ruim, que implica em melhora significativa. Os problemas de mando de campo, dados os acontecimentos em São Januário, ao contrário do que tem sido dito, não deixaram o Vasco com um aproveitamento melhor ou pior, mas não podem deixar de ser encarados como um complicador.

Para chegar aos 60 pontos que entendo que garante o G6, precisa ter um aproveitamento de 65% (29 pontos em 45 possíveis) nos 15 jogos restantes, muito maior do que os aproximadamente 45% conseguidos até aqui

Segue então a sugestão de aproveitamento para este objetivo:

  • Botafogo

O Botafogo disputa ainda a Libertadores 2017, mas dificultou muito a sua vida ao não vencer o Grêmio no jogo em casa, nesta semana. Terá muitas dificuldades para passar pelo Grêmio em Porto Alegre na semana que vem: um time superior, jogando em seus domínios, com a casa lotada.

No Brasileiro, para chegar aos 60 pontos. precisa ter um aproveitamento de 58% (26 pontos em 45 possíveis) nos 15 jogos restantes. Um pouco maior do que os aproximadamente 49% conseguidos até aqui, mas factível, principalmente se não seguir na Libertadores, não tendo que jogar muitos jogos com times mistos.

Segue então a sugestão de aproveitamento para este objetivo:

E é isso, pessoal. Aos amigos, agora, cabe torcer e ir atualizando aqui as projeções conforme os resultados forem acontecendo. Divirtam-se!

Abraços.

Ex-jogador, auxiliar técnico e instrutor de futebol, escrevendo sobre o tema há mais de 20 anos. Torcedor do Fluminense Football Club.