Share This Post

Fazendo a "de fora"

Faltou goleiro??

Faltou goleiro??

Havia alguns rumores, até mesmo antes da eliminação do Brasil pela Bélgica, que estávamos fracos de goleiro na Copa.

Depois na eliminação, em que muitos acharam o segundo gol defensável, isto se transformou em hipótese.





Após a apresentação do Cássio contra o Botafogo na 4a feira, sem ritmo depois de um tempão sem jogar, virou tese. Tudo bem que estou em terras corinthianas, mas, apesar disso, me surpreendeu a quantidade de gente que veio me procurar ontem e hoje para dizer isso.

Iniciando pelo Cássio, não me surpreende, acho ele o melhor goleiro do Brasil. Pode-se dizer, sim, que ele merecia ter sido titular. Teria sido a minha opção, inclusive. Mais, o Alisson seria meu terceiro goleiro, pois ainda acho o Wanderley do Santos melhor que ele e o Diego.

Entretanto, do ponto de não ter sido a melhor opção pra mim e para muitos, para o ponto de que ele teve alguma responsabilidade na eliminação precoce do Brasil na Rússia, vai uma distância quilométrica.

Alisson mal trabalhou durante a Copa. Pode até se aceitar a tese de que ele falhou no gol da Suiça, que inclusive pra mim foi ilegal, mas mesmo assim, isto não interferiu em nada … passamos em primeiro do grupo, como era esperado.

Na sequência, contra a Bélgica, porque nos jogos anteriores não trabalhou, toma um gol contra, em que não teve nenhuma chance de defesa, e no segundo leva um balaço cruzado, da altura da risca da grande área, entrando rente a trave, com a defesa totalmente desarrumada por conta de um contra-ataque fulminante. Pra mim, bola quase impossível. Cobro dos goleiros somente as claramente defensáveis.

Assim sendo, não corroboro a tese de que faltou goleiro pro Brasil na Copa. Faltou atacante de área, faltou substituto à altura pro Casemiro, faltou o Neymar e o Gabriel Jesus estarem na sua melhor forma, embora o Neymar não tenha comprometido e tenha sido utilíssimo, não merecendo em nada este processo de achincalhe público orquestrado que vem acontecendo, faltou entender que o Douglas Costa era melhor que o William dentro do sistema tático que o Tite quis adotar e mais algumas outras coisas.

No mais, evidenciando tudo isso, Alisson acaba de se tornar o goleiro mais caro do mundo ao ser negociado para a Juventus.

E mesmo que ele tivesse ido comprovadamente mal, precisamos parar um pouco com esta sanha de procurar culpados e nos preocuparmos mais em mitigar os riscos. Acharmos ou procurarmos culpados, significa que já perdemos. Vamos nos preocupar em corrigir pra próxima e, sinceramente, goleiro não me preocupa nem um pouco.

Share This Post

Antônio Ramos avatar
Ex-jogador, auxiliar técnico e instrutor de futebol, escrevendo sobre o tema há mais de 20 anos. Torcedor do Fluminense Football Club.

1 Comment

  1. Frank Cavaliere avatar

    Essa foi mais uma copa de empresários. Li que 88% dos jogadores que jogaram o mundial foram negociados com clubes diferentes. Como disse o Romário, Brasil virou vitrine de empresários.

Comments are now closed for this post.