Share This Post

Botafogo / Mercado

Conheça um pouco mais sobre Alan Santos, primeiro reforço para 2019

Conheça um pouco mais sobre Alan Santos, primeiro reforço para 2019

O Botafogo fechou a contratação de Alan Santos, de 27 anos, que pertence ao Tigres-MEX. Revelado nas categorias de base do Vitória e com passagens por Santos e Coritiba no Brasil, além de Veracruz, no México, e Al Ittihad, nos Emirados Árabes, o volante chega por empréstimo ao alvinegro carioca até o final de 2019.

Alan disputa bola com Neymar em amistoso no Camp Nou. (Foto: Divulgação/Santos)

Com as saídas de Matheus Fernandes negociado com o Palmeiras, Jean e Marcelo que retornam de empréstimo e Dudu Cearense que não teve seu vínculo renovado, o setor de meio campo teve muitas baixas no fim da temporada. Pensando em 2019, é necessário que as peças que saíram sejam repostas para começar a temporada com boas opções no setor. Mesmo com o retorno de João Paulo, a agremiação da estrela solitária ainda precisa de mais nomes para atuar na faixa central do campo, e por isso foi ao mercado em busca de Alan, que chega como indicação do treinador Zé Ricardo.

As melhores temporadas de Alan foram com a camisa do Coritiba. Em 97 partidas entre 2015 e 2017, o meia balançou as redes sete vezes. Tendo como principal função a parte defensiva – volante marcador – Alan não deixou de se destacar de outras maneiras. Sua boa leitura de jogo, e do campo como um todo, fez com que a obrigação defensiva fosse muito bem atendida, principalmente pelo bom tempo de bola e recuperação para realizar desarmes e roubadas de bola.

Alan Santos em ação contra o Bahia. Pelo Coritiba, o volante atuou 97 vezes e marcou sete gols. (Foto: Raul Spinassé/Agência A Tarde/Estadão Conteúdo)

Mesmo com a obrigação inicial de destruir as jogadas adversárias, Alan sempre demonstrou boa capacidade, técnica e tática, para criar jogadas. Com boa visão e qualidade com a bola no pé, o volante tem como um dos principais atributos o passe médio-longo; essa característica se faz importante – e ficou bem visível na sua passagem pelo Coritiba – em contra-ataques e criação de jogadas onde a inversão rápida, e precisa, pode pegar a defesa mal posicionada e desorganizada. Outro ponto de destaque no volante é a possibilidade de jogar mais adiantado, até mesmo como meia armador. As chegadas no ataque quando atuava pelo Coxa sempre levavam bastante perigo, graças a boa batida na bola, tanto para bolas longas como finalizações, que Alan possui. Seus lançamentos longos também podem ser aproveitados com jogadores rápidos como Luiz Fernando, por exemplo.

Além disso, Alan tem outra característica importante, essa talvez a que mais case com o Botafogo dos últimos anos. A forte – e boa – presença em jogadas de bola aérea foi um dos pontos de destaque na passagem do meia no Coritiba. Sempre presente nas jogadas alçadas na área, Alan era sempre preciso, tanto na defesa quanto no ataque.

Alan é o primeiro reforço que chega para a temporada 2019, e no panorama inicial, o departamento de futebol foi assertivo na contratação, pois trouxe um jogador versátil que pode atuar tanto na marcação quanto na criação de jogadas e que está dentro da condição financeira atual da equipe. Se o Botafogo mantiver a postura – e a precisão – nas contratações, o torcedor alvinegro pode ficar mais tranquilo pois a probabilidade do ano que vem pela frente ser mais calmo, é bem grande.

Share This Post

Guilherme Serafim avatar
Jornalista em formação. Amante de esportes num geral, mas o futebol tem seu lugar especial. Antes VAVEL Botafogo e MW Futebol. Agora Botafogo no site Futebolzinho.

Comente nesta notícia!

Comentários

No comments yet