Share This Post

A Gavea é Aqui

A menina e a bola

A menina e a bola

Quando eu penso na infância, eu lembro com saudade das tardes depois da escola. A maior galera se reunia no campinho na frente lá de casa (minha mãe odiava porque eu e meu irmão vivíamos pegando carrapato) pra jogar bola.

Era uma delícia! Muita briga, chinelo ou tijolo marcando o gol, muita correria, briga e palavrão (eu só podia falar lá). Na hora de ir embora nos despedíamos exaustos. Muitos sem a cabeça do dedão, outros com joelho sangrando, mas todos suados e imensamente felizes.





E a gente nem  se dava conta dessa felicidade fácil, simples de viver, tranquila pra conquistar.

Naquele momento, ninguém se dava conta de quem era quem ali. Não tinha rico, não tinha pobre, menina, menino, branco, preto, católico, judeu. Era só a galera da bola. Eu amava que me deixavam jogar, tive e tenho os melhores amigos de infância.

Agora, muitos anos passados, assistindo a Copa do Mundo, vi uma cena que me fez pensar naquelas tarde de pelada, nas pessoas que chamaram Vinícius de macaco e na mão estendida do polonês ao senegalês…

Se pensarmos, todas as diferenças possíveis se acabam quando a bola rola. Lá dentro daquelas mágicas quatro linhas, não interessa se teu pai é chefe ou operário, se foi criado em condomínio ou na favela. Você não importa, a bola importa. Ou você joga futebol ou você está fora. Na de fora, no banco, na próxima.

Quem vê cor, quem vê status não deveria nunca poder pisar num estádio na vida. Ali é lugar de reverência, de poder de crescimento e transformação. A bola te leva a lua, a bola é preta e branca e se você não entende, você não sabe nada de futebol.

Não são apenas uns caras correndo atrás de uma bola. Significa mais, muito mais. É o início de muita coisa, nunca o fim. A bola é vida.

E ainda ouvimos por aí que é “só” futebol…

Saudações Rubro-Negras!

Renata Rosa Graciano

Twitter: @regraciano

Share This Post

Renata Rosa Graciano avatar
Jornalista, peladeira e apaixonada pelas chuteiras pretas

2 Comments

  1. Gustavo Lemos avatar

    Já dizia O Rappa na música Homem Amarelo, “Cor da pele F0d@-s3”!!

  2. Bruna Personal avatar

    Muito bom!!!!!!!!

Comments are now closed for this post.