Share This Post

Flamengo / Nos Entre os Gols

Quem Quer Manter a Ordem?

Quem Quer Manter a Ordem?

“… É seu dever manter a ordem? / É seu dever de cidadão?/ Mas o que é criar desordem / Quem é que diz o que é ou não?…” Desordem – Os Titãs – (Sérgio Britto, Marcelo Fromer, Charles Gavin)

A última quinzena não foi nada fácil. Dois resultados esportivos negativos, lateral do time principal filosofando no twitter, a volta dos que não foram (sic) de alguns, digamos, radicais… E a cereja do bolo pós derrota na última quarta-feira (8/8), o lançamento oficial de uma das candidaturas à presidência do Clube de Regatas do Flamengo.

Prezado leitor, tire o seu sorriso do caminho que eu quero passar com a minha dor.Os que me prestigiam aqui no Futebolzinho com sua leitura, sabem que normalmente uso imagens para ilustrar determinados assuntos. Essa acima, por exemplo, tem significados inter-relacionados.
A expressão “Pomo da Discórdia” surge através da lenda em que Éris (Deusa da Discórdia) por não ter sido convidada para o casamento de Peleu e Tétis, comparece a cerimônia e entrega anonimamente uma maçã dourada com a inscrição “Para a mais bela” e assim começa a Guerra de Troia. Explico em uma linguagem “mais moderna”. Hera, Afrodite e Atena, três Deusas das mais Impoderadas, ficam de “mimimi” e disputam o belo troféu.
Zeus que já estava cansado de tanta hashtag incumbe a Páris, um simples mortal e pastor (ou torcedor, imagine) a tarefa de escolher a mais bela entre as três.
Afrodite a escolhida, em “retribuição” faz com que a mulher mais bonita de todas as mulheres se apaixone por Páris: Helena, esposa de Menelau, Rei de Esparta. O restante da história você já sabe, os dez anos de guerra até terminar com o “Cavalo de Pau”.





Julgamento de Páris – Enrique Simonet

O Pomo da Discórdia Flamengo atual é a Presidência. Os “deuses” salvadores e candidatos oferecerão poder político… Vitória nas “batalhas” sejam na terra, sejam no mar… E, até a mais bela de todas as belas taças. Dependendo da escolha “dos Páris” que julgarão em dezembro na urna, essa guerra pode durar mais três anos e eu, na minha mais imperfeita ignorância não consigo imaginar o resultado entre 2019 e 2021 e o Cavalo de Pau, exemplificando paixão pelo clube dos que “apenas” querem o melhor sem benefício próprio, infelizmente não será “levado para dentro” dos muros da Gávea. Mais uma vez.

Infelizmente ainda somos um quebra-cabeças que não se monta. Peças soltas e que representam apenas uma clientela, parte de um mercado consumidor que não aceita determinados sentimentos como a paixão.

Eleitor Flamengo então que tenha cuidado com as efemeridades nessa(s) campanha(s) que começa(m).

… Cavalo doido por onde trafegas / Depois que eu vim parar na capital / Me derrubaste como quem me nega / Cavalo doido, cavalo de pau…” Cavalo de Pau – Alceu Valença

Lembro-me agora do guru de muitos administradores, Tom Peters, e um dos seus pontos de reflexão no livro O Círculo da Inovação: “Você não pode viver sem uma borracha”. Você que é muito perceptivo, querido leitor, não precisa de explicações além dessa frase. Ponto.

Chego ao nosso atual lateral direito titular. Se supera quando escreve:

Michel Jordan era um péssimo jogador de basquete.

Arnold Palmer e Tiger Woods, péssimos golfistas.

Zé Grandão foi um goleiro medíocre, puta frangueiro!

Ayrton Senna um barbeiro.

Medíocre poesia? Leiam Carlos Drumond de Andrade e Vinicius de Moraes.

Platão e Sócrates nada sabiam.

Rodinei, um EXCELENTE Filósofo, Poeta e lateral. Ponto.

Saudade não tem Idade

A vida por vezes nos reserva muitas surpresas. Eu aqui no interior do Goiás, escuto no lobby do hotel um “s” bem chiado como dizem os goianos. Pergunto afirmando ao falante boleiro (era um time da segundona e sua comissão técnica hospedados), que é carioca. Ele responde que sim e um papo rápido sobre locais que moramos no Rio de Janeiro e por essas coincidências da vida, descubro que ele jogou com outro boleiro que foi meu vizinho em Niterói e eu não tinha contato há quase 30 anos. Por sorte o amigo do amigo tinha o contato atual desse meu vizinho boleiro. Onde isso irá parar?

Imediatamente me recordo de um domingo. Era Flamengo x Corinthians e o boleiro foi a esse jogo comigo. Sentou na arquibancada “do outro lado”, a da esquerda das cabines de rádio do Maracanã, óbvio! Suspeitei de algo, mas me mantive calado…

Em menos de três minutos sentindo o que é a Maior e Melhor Torcida do Universo, o boleiro diz uma frase que nem em 300 anos irei esquecer: “Me tire daqui ou eu viro Flamengo!”

Depois de quase 30 anos o contato foi restabelecido. Eu aqui no Brasil e o boleiro atualmente trabalha com futebol na Indonésia.

O boleiro insiste até hoje em torcer pelo “B”asco da gama, mas por alguns minutos daquele ano que eu não me lembro qual… Sentiu o “Power” de ser Flamengo.

Foi penetrado pela paixão, ui…

Amilton (nome do boleiro), é a última vez que vou citar aqui na coluna o nome desse clube que você torce, frequentador assíduo das divisões subalternas do futebol nacional.

E te faço um apelo se me permite: Não espere mais 30 anos! Venha para esse eterno lado esquerdo da arquibancada da vida. Garanto a você muito mais felicidade e essa felicidade independe do nosso medíocre lateral direito atual ou de alguma marionete que venha a ser presidente do clube tal qual o atual. Nós, Flamengo, estamos acima dessas personagens. Efêmeros personagens na atualidade, quiçá no futuro.

“… Continuo a ser Flamengo / Ser Flamengo é que dá pé / No balanço da moçada / pro Inferno quem quiser…” – Continuo a ser Flamengo – Hélio Nascimento

Até breve, Leitores!

SRN

PS. Você que chegou por aqui pela primeira vez e tem a curiosidade de ler as colunas anteriores, aqui vão os links.

 

 

Share This Post

Pascoal Grisolia avatar
Carioca e Flamengo desde a geração da primeira célula. Minhas elucubrações e as músicas que eu cito são extensões do que penso com meus botões modernamente chamados de teclas. Nem tudo é fina ironia ou se deve levar tão a sério. O mais importante é a provocação. Twitter: @pascoalgrisolia

6 Comments

  1. Bruna Personal avatar

    Mandou bem como de costume!!

  2. Urubu Rei avatar

    Grande Zé Carlos… um dos melhores goleiros que tivemos

  3. Leco Matos avatar

    Salve Rodinei e salve Flamengo!

Comments are now closed for this post.