Share This Post

Flupress / João Bolt

Um clássico de 100 anos

Um clássico de 100 anos

Fluminense 2 x 1 Santos (1985). Foto: Revista Placar

Fluminense e Santos, que jogam esta noite no Maracanã, se enfrentaram pela primeira vez no dia 9 de Junho de 1918. O clássico completou portanto seu centenário no último sábado. Dentre os clássicos interestaduais envolvendo os considerados 12 grandes clubes do Brasil, é o segundo mais antigo. Perde por menos de dois meses para Santos x Botafogo, que se enfrentaram no dia 14 de Abril de 1918.

Com um pouquinho de criatividade os senhores que fazem as tabelas dos campeonatos poderiam ter marcado o jogo de hoje para coincidir com a data do centenário, e os dirigentes dos dois clubes poderiam usar este acontecimento para promover o clássico.





 

O primeiro jogo

Mesmo jogando na casa do adversário o Fluminense goleou por 6×1. O Tricolor tinha um time muito forte, certamente o melhor que o clube formou no período do amadorismo. Já havia sido campeão carioca em 1917 e repetiria o feito em 18 e 19, chegando ao tricampeonato.

Vale ressaltar que no confronto com o Botafogo, realizado pouco antes, o Santos havia vencido de forma esmagadora (8×2), o que valoriza ainda mais o triunfo tricolor.

Ficha técnica:

O meia esquerda Archibald French, autor de dois gols nesta partida, morreria meses depois, ainda em 1918, vítima da gripe espanhola que assolou o país naquele ano.

 

Números

Trata-se de um dos clássicos mais equilibrados do futebol brasileiro. Em 95 jogos foram 38 vitórias do Fluminense e 37 do Santos.

 

Mata-mata

Em confrontos eliminatórios também há um grande equilíbrio. Os dois times se enfrentaram em disputas de mata-mata em duas ocasiões. Cada um se classificou em uma delas. Em ambas o placar agregado ficou empatado.

O primeiro mata-mata aconteceu nas semifinais do Campeonato Brasileiro de 1995. O Fluminense venceu por 4×1 no Maracanã e perdeu de 5×2 no Pacaembu. Como o regulamento do campeonato não previa o gol qualificado fora de casa, o Santos se classificou por ter feito melhor campanha ao longo da competição.

O segundo mata-mata ocorreu dez anos depois, na Copa Sul-Americana de 2005. Cada time venceu em casa por 2×1 e o Fluminense se classificou na disputa de pênaltis.

 

Goleadas

As maiores goleadas de ambos os lados foram por cinco gols de diferença. O Fluminense venceu por 6×1 no já citado primeiro confronto entre os dois clubes, em 1918, e venceu por 5×0 um amistoso realizado nas Laranjeiras no dia 27 de Março de 1948.

Já o Santos obteve sua maior goleada ao vencer por 5×0 no Campeonato Brasileiro de 2004, em jogo realizado na cidade de São José do Rio Preto no dia 30 de Outubro.

 

A era Pelé

O retrospecto dos jogos em que Pelé atuou é favorável ao Santos, como era de se esperar, mas longe de ser um massacre. Em 11 partidas com o rei do futebol em campo ocorreram 5 vitórias do Santos, 3 empates e 3 vitórias do Fluminense. Pelé marcou 5 gols.

Uma dessas vitórias tricolores, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Campeonato Brasileiro de 1967, está registrada abaixo pelas sensacionais lentes do Canal 100.

 

Vitórias marcantes do Fluminense

23/03/1963 – Santos 2 x 4 Fluminense
Um baile tricolor em pleno Pacaembu pelo Torneio Rio-São Paulo. O Santos com todas as suas estrelas em campo, incluindo o goleiro Gilmar, o zagueiro Mauro, capitão da seleção de 1962, além da famosa linha Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. O Fluminense foi lá, venceu e deu olé.

 

05/08/2000 – Fluminense 2 x 1 Santos
O Santos vencia a partida até os 40 minutos do 2º tempo quando o Fluminense partiu para a virada com dois gols de cabeça do zagueiro César.

 

25/09/2005 – Fluminense 4 x 3 Santos
Em um jogo emocionante, cheio de reviravoltas, o Fluminense venceu com um gol do lateral Gabriel aos 49 minutos do 2º tempo. Jogo em Volta Redonda, pelo Campeonato Brasileiro.

 

18/07/2010 – Santos 0 x 1 Fluminense
Um jogo que marcou a afirmação do Tricolor como sério postulante ao título brasileiro de 2010. Jogando na vila e tendo pela frente Neymar, Robinho e Ganso, o Fluminense soube aguentar a pressão e decidir o jogo em uma contra-ataque muito bem trabalhado.

 

LEIA MAIS:
Se vale trófeu, dá Fluminense
O primeiro Fluminense x Grêmio
Chegou a hora de vencer a Chape
Nunca foi contrapeso
Histórico do Fluminense jogando na altitude
A regra não é clara e é seletiva
10 jogos nos quais o Fluminense buscou a vitória em desvantagem numérica
Ousar é necessário

 

Share This Post

João Claudio Boltshauser avatar
João Claudio Boltshauser (Bolt pra facilitar) curte escrever sobre o Fluminense Football Club, em especial sobre sua história. Aquela que traduz a predestinação para a glória.

8 Comments

  1. Frank Cavaliere avatar

    05/08/2000 – Fluminense 2 x 1 Santos – Tava la atras do gol na Young com @andrefernandes e meu velho pai! Voltamos com atmosfera de titulo conquistado. Alias, se na me engano neste ano tambem viramos outros jogos nos ultimos minutos.

  2. Miguel Vasconselos avatar

    Muito boa pesquisa como sempre!

  3. Rafaella Pedro avatar

    Esse 4-3 de 2005 foi tenebroso! Kleber tentou de todo jeito entregar o jogo!!!

  4. Leonardo Bagno avatar

    Excelentes escolhas! Teve também o Fluminense 3 x 2 Santos, em 2011, em Volta Redonda.

    https://www.youtube.com/watch?v=0dhVHqY8LX8

  5. Regina Carino avatar

    Que delícia de texto! Mta saudade desse time de 2010!

Comments are now closed for this post.