Fluminense 2 x 1 Santos (1985). Foto: Revista Placar

Fluminense e Santos, que jogam esta noite no Maracanã, se enfrentaram pela primeira vez no dia 9 de Junho de 1918. O clássico completou portanto seu centenário no último sábado. Dentre os clássicos interestaduais envolvendo os considerados 12 grandes clubes do Brasil, é o segundo mais antigo. Perde por menos de dois meses para Santos x Botafogo, que se enfrentaram no dia 14 de Abril de 1918.

Com um pouquinho de criatividade os senhores que fazem as tabelas dos campeonatos poderiam ter marcado o jogo de hoje para coincidir com a data do centenário, e os dirigentes dos dois clubes poderiam usar este acontecimento para promover o clássico.





 

O primeiro jogo

Mesmo jogando na casa do adversário o Fluminense goleou por 6×1. O Tricolor tinha um time muito forte, certamente o melhor que o clube formou no período do amadorismo. Já havia sido campeão carioca em 1917 e repetiria o feito em 18 e 19, chegando ao tricampeonato.

Vale ressaltar que no confronto com o Botafogo, realizado pouco antes, o Santos havia vencido de forma esmagadora (8×2), o que valoriza ainda mais o triunfo tricolor.

Ficha técnica:

O meia esquerda Archibald French, autor de dois gols nesta partida, morreria meses depois, ainda em 1918, vítima da gripe espanhola que assolou o país naquele ano.

 

Números

Trata-se de um dos clássicos mais equilibrados do futebol brasileiro. Em 95 jogos foram 38 vitórias do Fluminense e 37 do Santos.

 

Mata-mata

Em confrontos eliminatórios também há um grande equilíbrio. Os dois times se enfrentaram em disputas de mata-mata em duas ocasiões. Cada um se classificou em uma delas. Em ambas o placar agregado ficou empatado.

O primeiro mata-mata aconteceu nas semifinais do Campeonato Brasileiro de 1995. O Fluminense venceu por 4×1 no Maracanã e perdeu de 5×2 no Pacaembu. Como o regulamento do campeonato não previa o gol qualificado fora de casa, o Santos se classificou por ter feito melhor campanha ao longo da competição.

O segundo mata-mata ocorreu dez anos depois, na Copa Sul-Americana de 2005. Cada time venceu em casa por 2×1 e o Fluminense se classificou na disputa de pênaltis.

 

Goleadas

As maiores goleadas de ambos os lados foram por cinco gols de diferença. O Fluminense venceu por 6×1 no já citado primeiro confronto entre os dois clubes, em 1918, e venceu por 5×0 um amistoso realizado nas Laranjeiras no dia 27 de Março de 1948.

Já o Santos obteve sua maior goleada ao vencer por 5×0 no Campeonato Brasileiro de 2004, em jogo realizado na cidade de São José do Rio Preto no dia 30 de Outubro.

 

A era Pelé

O retrospecto dos jogos em que Pelé atuou é favorável ao Santos, como era de se esperar, mas longe de ser um massacre. Em 11 partidas com o rei do futebol em campo ocorreram 5 vitórias do Santos, 3 empates e 3 vitórias do Fluminense. Pelé marcou 5 gols.

Uma dessas vitórias tricolores, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Campeonato Brasileiro de 1967, está registrada abaixo pelas sensacionais lentes do Canal 100.

 

Vitórias marcantes do Fluminense

23/03/1963 – Santos 2 x 4 Fluminense
Um baile tricolor em pleno Pacaembu pelo Torneio Rio-São Paulo. O Santos com todas as suas estrelas em campo, incluindo o goleiro Gilmar, o zagueiro Mauro, capitão da seleção de 1962, além da famosa linha Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. O Fluminense foi lá, venceu e deu olé.

 

05/08/2000 – Fluminense 2 x 1 Santos
O Santos vencia a partida até os 40 minutos do 2º tempo quando o Fluminense partiu para a virada com dois gols de cabeça do zagueiro César.

 

25/09/2005 – Fluminense 4 x 3 Santos
Em um jogo emocionante, cheio de reviravoltas, o Fluminense venceu com um gol do lateral Gabriel aos 49 minutos do 2º tempo. Jogo em Volta Redonda, pelo Campeonato Brasileiro.

 

18/07/2010 – Santos 0 x 1 Fluminense
Um jogo que marcou a afirmação do Tricolor como sério postulante ao título brasileiro de 2010. Jogando na vila e tendo pela frente Neymar, Robinho e Ganso, o Fluminense soube aguentar a pressão e decidir o jogo em uma contra-ataque muito bem trabalhado.

 

LEIA MAIS:
Se vale trófeu, dá Fluminense
O primeiro Fluminense x Grêmio
Chegou a hora de vencer a Chape
Nunca foi contrapeso
Histórico do Fluminense jogando na altitude
A regra não é clara e é seletiva
10 jogos nos quais o Fluminense buscou a vitória em desvantagem numérica
Ousar é necessário

 

João Claudio Boltshauser avatar

João Claudio Boltshauser (Bolt pra facilitar) curte escrever sobre o Fluminense Football Club, em especial sobre sua história. Aquela que traduz a predestinação para a glória.