Share This Post

Blog da Fuzarca / Vasco

Vasco: parabéns pelos 100 anos de glórias e conquistas

Vasco: parabéns pelos 100 anos de glórias e conquistas

Datas redondas, como 120 anos, são perfeitas para grandes comemorações. Mas para o Vasco, que completa seu centésimo vigésimo ano de fundação hoje, poucos são os motivos para festa. E não apenas por conta do melancólico empate com o Ceará em São Januário.

Esse aliás, nem chega perto de ser o principal motivo para o clima não ser exatamente festivo.





O pior é a sensação clara, e certamente compartilhada com a grande maioria da nossa torcida, de que o Vasco parou na história, ou ainda, recuando há pelo menos 18 anos. E como a atual gestão tem ainda mais dois anos pela frente e não dá a menor pinta de que conseguirá reverter essa situação, podemos dizer que o nosso amado clube interrompeu sua gloriosa história no seu centenário.

(Abre parênteses: claro que não podemos esquecer o ano de 2011, no qual o Vasco mostrou novamente sua força. Mas um ano em duas décadas não dá pra ser considerado relevante. Fecha parênteses)

Gestões desastrosas, guerras políticas intermináveis, eleições pra lá de discutíveis. Tudo isso foi prejudicando o Vasco, que do alto dos seus 120 anos, vê outros clubes se modernizarem, evoluírem e, se adaptando aos novos tempos, conseguirem manter suas tradições.

O Vasco….ou melhor dizendo, não O VASCO, já que a instituição não se dirige sozinha, mas as gestões que tivemos, escolheram sempre dois caminhos: ou se aferrar à práticas velhuscas como se o que deu certo há séculos fosse continuar trazendo resultados ou se jogaram em aventuras modernosas, mas sem a competência necessária para se manter em um cenário no qual a competição entre os clubes está cada dia mais acirrada.

O Vasco chega hoje aos seus 120 anos e vê seus poderes rachados, sua condição financeira em frangalhos e seu time de futebol mais uma vez caindo pelas tabelas. Se não nos atermos à história mais bonita do futebol mundial, que outros motivos teríamos para comemorar nesse 2018.

Encerro desejando os parabéns a esse clube que é a verdadeira paixão de milhões de pessoas ao redor do mundo e parabenizando os torcedores, esses que são os únicos que nunca deixaram de amar o Club de Regatas Vasco da Gama. Só mesmo com a força dos vascaínos essa gloriosa instituição poderá, no futuro, voltar à sua trilha de conquistas. E finalmente poder comemorar mais que um século como Gigante.

Share This Post

JC Barbosa avatar
Com um pai flamenguista e uma mãe botafoguense, Julio Cesar "JC" Barbosa é a prova viva que ser vascaíno é predestinação, não imposição. Torcedor de estádio, tanto na Colina quanto no antigo Maraca (hoje Arena), escreve sobre o Gigante na internet desde 2007.

2 Comments

  1. Painho avatar

    Parabéns ao Vasco!!

  2. Vacalhau Doido avatar

    Ao Gigante da Colina, meus emotivos parabéns 🙂

Comments are now closed for this post.