Share This Post

Vasco

Resultados ajudam, Vasco se afasta do Z4 e probabilidade de rebaixamento cai

Resultados ajudam, Vasco se afasta do Z4 e probabilidade de rebaixamento cai

A primeira vitória do Vasco como visitante, diante do Fluminense, na 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, diminuiu a probabilidade de rebaixamento do clube e colocou-o na 13ª posição da tabela.

Dos rivais diretos na luta contra o rebaixamento como Vitória, América-MG, Botafogo, Ceará, Chapecoense, Bahia e Sport, apenas Botafogo e Bahia conseguiram vencer na rodada até o domingo (4).





O América-MG perdeu o clássico em casa para o Cruzeiro, por 2 a 1. Paraná, virtualmente rebaixado, conquistou um empate com o Vitória no Durival Britto. Já nos confrontos diretos, Bahia venceu a Chapecoense e ultrapassou o Vasco na tabela. Sport e Ceará jogarão na segunda (5).

Segundo os estudos na UFMG, o Vasco possui 12.6% de probabilidade de rebaixamento. A equipe vascaína está com uma porcentagem de aproveitamento de 39,6%, número maior que a dos rebaixados para a Série B em 2017: Coritiba e Avaí com 37,7%, Ponte Preta 34,2% e Atlético Goianiense com 31,6%.

Nas últimas oito partidas disputadas no Brasileirão, o Vasco perdeu apenas uma: para o Sport, como visitante. Apesar de não ter vencido o Paraná, o desempenho nos últimos oito jogos, sob comando de Alberto Valentim, é de três vitórias, quatro empates e uma derrota.

O time está na zona de classificação para a Copa Sul-Americana e possui uma distância de 12 pontos do Atlético Mineiro, primeiro na zona de classificação para a Copa Libertadores.

Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, com 44 pontos a probabilidade de rebaixamento é de aproximadamente 7,5%, ou seja, se o Cruz-Maltino vencer duas das seis partidas a serem disputadas estará praticamente livre do rebaixamento.

A próxima partida do Vasco é contra o Grêmio, na Arena do Grêmio, no domingo (11). O Cruz-Maltino ainda enfrentará: Atlético Paranaense (casa), Corinthians (fora), São Paulo (casa), Palmeiras (casa) e Ceará (fora).

 

Share This Post

Matheus Reis avatar
Roteirista por formação, estudante de Jornalismo na UniCarioca e Ciências Sociais na Uerj. Escrevo para o Expresso 1898 e sou setorista do Vasco no Futebolzinho.

Leave a Reply