Share This Post

Fazendo a "de fora"

Caminho para Libertadores: Fluminense

Caminho para Libertadores: Fluminense

E aí o campeonato já passou bem do meio.

E a verdade é que o objetivo principal de todos é estar entre os 6 primeiros no final deste para garantir uma vaga na Libertadores da América. O resto, tipo título, parece que virou apenas lucro. Talvez isto seja um fator que mantenha o futebol jogado aqui no Brasil tão nivelado por baixo, mas prometo voltar a isso em outra coluna.

Nos últimos anos, temos tido as seguintes performances para os sextos colocados:

Como o objetivo aqui é conseguir um número mágico que garanta estar na 6a posição, vou trabalhar com a média entre a própria média (59) e o melhor resultado (61), que nos dará gloriosos 60 pontos como um número bem dimensionado para definir uma meta de, pelo menos, 6a colocação.

A idéia agora, inicialmente utilizando o Fluminense (nenhuma influência do Lado Torcedor hahahaha), mas pretendendo fazer para todos, é fazer um planejamento de resultados para as partidas que faltam para cada clube, exatamente como é feito pelas comissões técnicas em todas as competições de pontos corridos, onde se sabe que não se ganhará todas, a mescla de jogadores nos elencos deverá ser planejada com base em outras competições etc..

Vamos lá, o que eu estaria planejando para o Fluminense, a partir da 23a rodada, para chegar aos 60 pontos mágicos, tendo 30 pontos de colocação e disputando somente mais 48?

Vai ter que melhorar bem a sua perfrormance até aqui. Para conseguir 30 pontos em 48 possíveis, terá que ter uma performance de 62.5%, bem maior que os 45.5% atuais. Isto deverá estar refletido na necessidade de vencer alguns jogos que a princípio não seriam necessários.

Vamos à sugestão:

Fazendo isso, o Flu chega à Libertadores. Não é nada fácil, requer um aumento de performance muito grande e não leva em consideração a agenda da Sulamericana, caso o Flu passe pela LDU. Aliás, a Sulamericana é um caminho muito mais fácil, realmente. Devem ser apostadas todas as fichas nela.

Aproveitem e divirtam-se fazendo suas próprias projeções.

Volto em breve com as projeções para o Flamengo.

Abraços!

Share This Post

Antônio Ramos avatar
Ex-jogador, auxiliar técnico e instrutor de futebol, escrevendo sobre o tema há mais de 20 anos. Torcedor do Fluminense Football Club.

1 Comment

  1. Gabriela Loguercio avatar

    Em um campeonato de 20 clubes, é quase expectativa natural ter pelo menos 2 do Rio no G6… se não tiver, tem algo errado nos elencos

Comments are now closed for this post.

P