Share This Post

Botafogo / Campeonato Brasileiro / São Paulo

Posse de bola não garante os três pontos

Posse de bola não garante os três pontos

O São Paulo soube aproveitar o fator casa e venceu o Botafogo, na tarde de sábado (27), por 2 a 0, no Morumbi, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram de Everton e Hudson. O duelo foi marcado por estreias, pelo lado do São Paulo Alexandre Pato retornou ao tricolor paulista após quatro anos, na sua volta o atacante escolheu a camisa 7, porém fez papel de centroavante sem muito destaque quebrando a escrita de sempre marcar gols em estreias. Foi a primeira partida de Eduardo Barroca no comando do Botafogo, que não atuava desde 11 de abril. A evolução referente ao time de Zé Ricardo foi perceptível com superioridade na posse de bola, mas com pouca objetividade.

Resumo da Partida

O Botafogo valorizou a posse de bola (61% contra 39%), porém a maior parte dos passes foram laterais, sem criatividade, objetividade e velocidade. Enquanto isso, o São Paulo contando com os reforços de Tchê Tchê, Pato e do técnico Cuca foi mais eficiente e agudo. A transição da defesa para o ataque era eficaz feita de forma vertical e sempre buscando chegar ao gol adversário. Foi dessa forma que o tricolor paulista abriu o placar aos 40 minutos do primeiro tempo, Tchê Tchê aproveitou erro de marcação da defesa botafoguense e atacou o espaço vazio tocou para Igor Vinícius que encontrou Antony na ponta direita e cruzou para Everton que apareceu entre os zagueiros e marcou de cabeça.

A equipe paulista não se mostrou satisfeita e na volta para a segunda etapa realizou uma mudança no esquema tático: Alexandre Pato passou a ter mais liberdade pra sair da área e começou a ir para o lado esquerdo, abrindo espaço para seus companheiros que vinham de trás e dessa maneira o atacante criou uma linda jogada individual aos 5 minutos e por pouco não ampliou o placar com gol de Tchê Tchê. O Botafogo tentou propor o jogo chegando a ter 66% de posse de bola e o desempenho melhorou com a entrada de Luiz Fernando, porém sem eficiência. Já o São Paulo estava satisfeito com a vitória e Cuca posicionou o time para buscar o contra-ataque, inclusive, colocando Hernanes no lugar de Igor Gomes para qualificar o passe e segurar mais a bola, mas fracassou.

O Botafogo permaneceu superior na partida tanto na defesa como no meio, porém faltou o ataque. Apesar do time carioca ter sido superior na posse de bola, não finalizou e o goleiro Tiago Volpi terminou a partida sem sujar o uniforme. Para piorar a situação do alvinegro, Hudson acertou belo chute de fora da área para matar o jogo, depois de jogada construída por Tchê Tchê e Hernanes. O jovem e também estreante Toró entrar no decorrer do segundo tempo e mostrar que pode ser aproveitado, abusando das jogadas em velocidade.

Próximos Compromissos

O São Paulo encara o Goiás, quarta-feira, às 21h30, no Serra Dourada. Já o Botafogo joga na quinta, contra o Bahia, às 20h, no estádio Nilton Santos.

Ficha Técnica Completa

Escalações

São Paulo

Tiago Volpi; Igor Vinícius, Arboleda, Bruno Alves, Reinaldo; Hudson, Tchê Tchê, Igor Gomes; Antony, Alexandre Pato e Éverton. Técnico: Cuca

Reservas

Jean, Anderson Martin, Léo, Jucilei, Willian Farias, Nenê, Vitor Bueno, Hernanes, Everton Felipe, Toró, Helinho e Brenner

Botafogo

Gatito Fernández; Marcinho, Joel Carli, Gabriel, Jonathan; Gustavo Bochecha, Wenderson, João Paulo, Cícero; Rodrigo Pimpão e Erik. Técnico: Eduardo Barroca

Reservas

Diego Cavalieri, Fernando, Marcelo Benevenuto, Helerson, Gilson, Alan Santos, Jean, Rickson, Gustavo Ferrareis, Luiz Fernando, Léo Valencia e Igor Cássio

Substituições

São Paulo

Saiu Igor Gomes e entrou Hernanes (18’/2ºT)

Saiu Alexandre Pato e entrou Toró (30’/2ºT)

Saiu Tchê Tchê e entrou Vitor Bueno (41’/2ºT)

Botafogo

Saiu Wenderson e entrou Luiz Fernando (11’/2ºT)

Saiu Gustavo Bochecha e entrou Gustavo Ferrareis (31’/2ºT)

Saiu João Paulo e entrou Léo Valencia (31’/2ºT)

Gols

São Paulo

Éverton (40’/1ºT)

Hudson (37‘/2ºT)

Cartões Amarelos

Botafogo

Jonathan (8’/1ºT)

João Paulo (12’/1ºT)

Rodrigo Pimpão (22’/1ºT)

Joel Carli (48’/2ºT)

Fonte: Globoesporte.com

Redação Futebolzinho

Foto: Ricardo Moreira/BP Filmes

Share This Post

Carlos Berbert avatar
Estudante de Jornalismo do sexto período na FACHA. Tenho 20 anos, sou carioca. Redator do Futebolzinho.com e meu maior sonho é cobrir uma Copa do Mundo!
P