Share This Post

Botafogo / Campeonato Carioca

Time consegue vantagem por duas vezes, mas cede o 2 a 2 e é eliminado da Taça Rio

Time consegue vantagem por duas vezes, mas cede o 2 a 2 e é eliminado da Taça Rio

Em uma partida com duas etapas diferentes, Americano e Botafogo ficaram no empate por 2 a 2 na tarde deste domingo, em jogo válido pela sexta e última rodada da Taça Rio. O placar decretou a eliminação da equipe de General Severiano do segundo turno do Campeonato Carioca. Só a vitória interessava para o time comandado por Zé Ricardo, além disso, teriam que torcer por uma combinação de resultados que acabou não ocorrendo. Enquanto isso, o Americano encerrou sua participação na 11ª posição na classificação geral e estará na seletiva da próxima edição do Estadual. Os autores dos gol foram Romário duas vezes para o Americano e Alex Santana e Pimpão para o Botafogo. Todos os gols saíram no segundo tempo.

Resumo da partida

A primeira etapa do confronto que aconteceu em Bacaxá por conta do término da construção do estádio do Americano foi sonolenta, sem qualquer jogada perigosa aos gols das duas equipes. O Botafogo teve sua primeira oportunidade aos 24 minutos, com cabeceio de Ferrareis que não chegou perto da baliza adversária. O mandante preferiu as jogadas pelo lado direito e ousou com alguns arremates, mas todos imprecisos.

Já no segundo tempo, Zé Ricardo consertou algumas falhas, e o time voltou mais atento e ofensivo, postura que deu resultado, pois marcou rapidamente com Alex Santana. Antes mesmo de tirar o zero do placar, Pimpão desperdiçou uma chance clara. Acabou sofrendo o empate minutos depois, porém o visitante permaneceu superior na partida, e Pimpão, o mais participativo foi coroado com o segundo gol. Luiz Fernando também não conseguiu aproveitar duas boas oportunidades de ampliar o placar e seguindo à risca o ditado “Quem não faz, leva…” o Americano foi eficiente nas jogadas aéreas e empatou a partida já nos acréscimos.

Frustração

Com o resultado o Botafogo não vai para as semifinais da Taça Rio. Eliminado ainda na fase de grupos, a equipe da Estrela Solitária não aproveitou sua única possibilidade de se classificar às semifinais do Campeonato Carioca e deu fim a uma escrita que vinha desde 2015, pois, nos últimos quatro anos, os quatro grandes do Rio estiveram na fase final do Estadual.

Situação da competição

O Vasco que foi campeão da Taça Guanabara, já assegurou sua vaga nas semifinais do Carioca. Assim como Bangu, Flamengo e Fluminense (pela posição na classificação geral). Os duelos das semifinais da Taça Rio serão entre Vasco x Bangu e Flamengo x Fluminense. Se, eventualmente, o Vasco conquiste a Taça Rio, ele estará garantido na final do Carioca. Considerando essa hipótese, Bangu ( que possui um ponto a mais na classificação geral que o Fluminense) e Flamengo fariam uma semifinal única.

Férias forçadas

No atual cenário, o Botafogo terá mais de uma semana livre para se preparar para o próximo compromisso, que será a próxima etapa da Copa do Brasil: o primeiro jogo com o Juventude, pela terceira fase, que ocorrerá no dia 4 de abril, às 21h30, no Nilton Santos.

Ficha técnica da partida

Escalações:

Americano

Luis Henrique; Sanderson, Admilton, Gabriel, Espinho, Rafinha; Vandinho, Matheus Gama, Nathan; Romário e Daniel. Técnico: Josué Teixeira

Botafogo

Diego Cavalieri; Marcinho, Gabriel, Marcelo Benevenuto, Jonathan; Alex Santana, Cícero, Gustavo Ferrareis; Erik, Rodrigo Pimpão e Diego Souza. Técnico: Zé Ricardo

Reservas:

Americano

Baioco, Murillo, Digão, Ricardinho, Magrão, Flamel, Júnior Santos, Marquinhos, Di María e Gustavo Tonoli

Botafogo

Diego, Fernando, Gilson, Helerson, Jean, Gustavo Bochecha, Wenderson, Alessandro, Rickson, João Paulo, Luiz Fernando e Igor Cássio

Substituições:

Americano

Sai Rafinha e entra Ricardinho (08’/2ºT)

Sai Nathan e entra Gustavo Tonoli (08’/2ºT)

Sai Vandinho e entra Di María (29’/2ºT)

Botafogo

Sai Gustavo Ferrareis e entra Luiz Fernando (20’/2ºT)

Sai Alex Santana e entra João Paulo (21’/2ºT)

Sai Rodrigo Pimpão e entra Igor Cássio (41’/2ºT)

Gols:

Americano

Romário (13’ e 46’/2ºT)

Botafogo

Alex Santana (05’/2ºT)

Rodrigo Pimpão (25’/2ºT)

Cartões Amarelos:

Americano

Gabriel (14’/1ºT)

Botafogo

Gustavo Ferrareis (21’/1ºT)

Fonte: Globoesporte.com

Redação Futebolzinho

Foto: Vitor Silva/SSPress/BFR

Share This Post

P