Share This Post

Campeonato Brasileiro

Revoltado, Luxemburgo critica VAR e cobra posição da CBF

Revoltado, Luxemburgo critica VAR e cobra posição da CBF

O técnico Vanderlei Luxemburgo esteve perto de conseguir neste sábado (13) sua terceira vitória seguida no comando do Vasco. Mas não aconteceu. O time carioca abriu 1 a 0 sobre o Grêmio, na Arena, com gol de pênalti marcado por Yago Pikachu, e construiria vantagem de 2 a 0 no início do segundo tempo, se não tivesse seu segundo gol anulado equivocadamente com o uso  do VAR. O time gaúcho despertou e virou o jogo por 2 a 1, com gols de Pepê.

A decisão do VAR, no entanto, revoltou Luxemburgo. Na saída para o vestiário, ele foi até o árbitro Rodolfo Toski e reclamou sobre a anulação do gol, dizendo que o árbitro “ficaria com vergonha” e que o que ele fez foi uma “sacanagem”. Na entrevista coletiva após a partida, o técnico soltou o verbo e avaliou que a vantagem de dois gols seria bastante positiva para o Vasco.

“Disse que a ele ia ficar com vergonha do que aconteceu no jogo. Continuo achando que ele vai chegar em casa e ficar com vergonha de ver o lance. Perdão por tirar o mérito do Grêmio, que é uma grande equipe, tem grande jogadores, jogadores que são titulares da Seleção, como é o caso do Cebola. Mas 2 a 0 faz uma baita diferença no início do segundo tempo, e o Grêmio tendo que se expor para buscar o resultado. Claro que a gente teria certa vantagem.”

Ele enalteceu a intertemporada do Vasco, para deixar claro que o prejuízo é maior do que pode parecer. E também reclamou da quantidade de cartões amarelos dados pelo árbitro para os jogadores cruz-maltinos.

“Você vai embora para casa com um resultado ruim. Você fica 10 dias concentrado, se preparando, como ficamos em Foz de Iguaçu. Um lance que não aconteceu absolutamente nada. Não teve falta, não teve interferência. E mais: além de não dar o gol, tirou o Rossi do próximo jogo e deu cartão amarelo para toda a minha equipe. Deu cartão amarelo para mim. Meu time ficou todo amarelado.”

O técnico foi bastante enfático acerca da anulação do gol, criticou o VAR e cobrou uma punição a arbitragem.

“Gaciba (presidente da comissão de arbitragem da CBF), tenho certeza que na próxima semana ele vai estar escalado para outro jogo. Não adianta a gente vir aqui, falar que é ladrão, dar pancada. São erros constantes. O bandeira hoje não atua mais como assistente. Ele não levanta a bandeira, ele deixa o lance seguir até o VAR participar e falar para eles que tem que levantar a bandeira.

É uma adaptação. É um campeonato duro, difícil, não é brincadeira não. São muitas coisas envolvidas num jogo de futebol. Acho que tem de ter um pouco mais de responsabilidade e seriedade. E ser punido. O Rossi vai ser punido por um erro dele (árbitro). Vasco teve um gol anulado, perdeu um jogador e na próxima rodada, o árbitro vai apitar de novo. Sem tirar o mérito do Grêmio, pelo amor de Deus.

Eu espero que o Gaciba venha falar alguma coisa. Não é possível que os clubes sejam tão prejudicados e não falem nada. Poderia ser contra o Grêmio, também. Tivemos palestra, ele mostrou uma porrada de coisa boa, mas o mais importante são os lances capitais.”

O técnico também tratou uma possível vitória do Vasco sobre o Grêmio como um resultado normal, mesmo fora de casa. E elogiou a atuação do time. 

“Tem de saber que é o Vasco da Gama, que pode chegar aqui e ganhar do Grêmio. Estou satisfeito. Que os jogadores possam ir para casa sabendo que atuamos de igual para igual com o Grêmio e merecíamos resultado melhor.”

Com a derrota, o Vasco mantém os nove pontos e ocupa a 15ª posição na tabela, enquanto o Grêmio chega aos 14 pontos e ocupa a 8ª posição na tabela. Até o fim da rodada, o cruz-maltino ainda pode ser ultrapassado por Fluminense, Chapecoense e Cruzeiro.

O cruz-maltino volta aos gramados somente no próximo sábado (20), às 11h, em São Januário, para enfrentar o Fluminense no tradicional clássico carioca. 

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco
Fonte: GloboEsporte.com
Redação: Futebolzinho.com

Share This Post

Fernanda Vidon avatar
Carioca, 18 anos. Cursando jornalismo ou, eu diria... vivendo um sonho! Na cobertura do Vasco pelo Futebolzinho. Além disso, apaixonada por rap br e auto conhecimento. "Prometa a si mesmo que terá uma vida incrível e o Universo entenderá o recado."

Leave a Reply

P