Share This Post

Campeonato Brasileiro

Vasco vence o Inter-RS e lava alma da torcida

Vasco vence o Inter-RS e lava alma da torcida

Conquistada a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. O Vasco sai, temporariamente, da última colocação após vencer o Internacional por 2 a 1 em São Januário, nesta sexta-feira (7). A equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo saiu para o intervalo com dois gols de vantagem depois de conseguir envolver o time gaúcho com a posse de bola. Na segunda etapa, os colorados tomaram conta da partida e transformaram a felicidade em angústia com o gol de Emerson Santos e sucessivas investidas em cima do sistema defensivo vascaíno.

Entretanto, Fernando Miguel e os defensores do Vasco evitaram o empate e conseguiram comemorar sua primeira vitória na competição. Ineficiência do visitante e eficiência defensiva do Vasco. Após o apito final, jogadores e torcida comemoraram unidos e o time recebeu aplausos.

A PARTIDA

Com a intenção de abafar o adversário desde o princípio, o Vasco buscou os gols explorando os lados do campo, com Rossi e Marrony, mais a chegada dos três homens de meio-campo: Raul, Marcos Jr e Andrey. No meio do primeiro tempo, o Internacional começou a criar jogadas e ocupar o espaço vascaíno, mas sem levar muito perigo. A equipe de Luxemburgo aguardava um contra-ataque para a saída em velocidade dos pontas e a vitalidade dos meias.
Empurrado pela torcida que compareceu em São Januário, o mandante ameaçou com perigo a meta de Marcelo Lomba, até que Andrey, destro, acerta um chute de longa distância com a perna esquerda, sem chances para o goleiro colorado. Vasco abria o placar e despachava a desconfiança.
Um pouco antes de Andrey marcar, torcedores cantavam “Ei, Vasco, vamos jogar!”. A cobrança surtiu e efeito e, logo depois de Andrey, Danilo Barcelos acertou uma cobrança de falta no travessão. No rebote, Tiago Reis marca de cabeça, com muita categoria e crueldade. O atacante estaria subindo ao posto de artilheiro da equipe na temporada, ao lado de Marrony, ambos com cinco gols.

Danilo Barcelos comemora de forma efusiva gol de Tiago Reis (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco).

O intervalo parecia não ter fim para o Vasco, que voltou para o segundo tempo em outro espírito e viu o Internacional tomar conta da partida.
Sob ordens de Odair Hellmann, o time gaúcho trocava passes e realizava infiltrações, acachapando o rival em seu campo de defesa. O Internacional diminuiu com Emerson Santos e chegou a ter chances evidentes de gol, mas salvas por erros técnicos ou defesas milagrosas de Fernando Miguel À esta altura, a torcida já imaginava a história se repetindo e o Vasco tomando o empate dentro de São Januário.
Mas, para delírio dos vascaínos presentes em São Cristóvão, Fernando Miguel e os defensores de Luxemburgo seguraram o resultado e garantiram a primeira e importante vitória na temporada. Com os três pontos, Vasco deixa a lanterna do Campeonato Brasileiro e assume a 17ª colocação.
A BASE RESOLVE
A primeira vitória no Campeonato não poderia sair de pés diferentes. Andrey e Tiago Reis, provenientes da base vascaína, marcaram os gols da partida pelo lado mandante e possuem algo em comum: foram colocados como reservas por treinadores anteriores.
Andrey não tinha oportunidades com Alberto Valentim e perdia a posição para Raul, Bruno Silva, Willian Maranhão e Lucas Mineiro. Já Tiago Reis era terceira opção do ataque, com Maxi López titular e Ribamar de substituto prioritário. Com Luxemburgo, ambos ganharam tempo de jogo e demonstram dentro de campo estarem preparados para assumirem a titularidade.

FICHA TÉCNICA
VASCO 2 x 1 INTERNACIONAL

Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro-RJ
Data: 07 de junho (sexta-feira)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC).
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Eder Alexandre (SC).
VAR: André Luiz de Freitas Castro (GO) auxiliado por Elmo Alves Resende Cunha (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
Renda: R$ 222.185,00
Público: 10.652 pagantes

Cartões amarelos: Rafael Sóbis e Emerson Santos (Internacional)
GOLS
VASCO: Andrey, aos 43min do primeiro tempo; Tiago Reis, aos 47min do primeiro tempo
INTERNACIONAL: Emerson Santos, aos 10min do segundo tempo

VASCO: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Oswaldo Henriquez, Ricardo Graça e Danilo Barcelos; Raul, Marcos Júnior e Andrey (Fellipe Bastos); Rossi (Bruno César), Marrony e Tiago Reis (Jairinho)
Técnico: Vanderlei LuxemburgoINTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Zeca, Emerson Santos, Victor Cuesta e Uendel, Rodrigo Lindoso, Edenílson (Patrick), Nonato e Guilherme Parede (Jonathan Alvez); Nico López (Sarrafiore) e Rafael Sóbis
Técnico: Odair Hellmann

FOTO: Rafael Ribeiro/Vasco.

Share This Post

Matheus Reis avatar
Cobertura do Vasco da Gama no Futebolzinho.com. Estudante de Jornalismo da UniCarioca e Ciências Sociais pela Uerj.
P