Share This Post

Campeonato Carioca / Flamengo / Fluminense

Empate põe o Fla na final do Estadual

Empate põe o Fla na final do Estadual

O Flamengo aproveitou a vantagem do empate por ter somado maior número de pontos na competição e assegurou a classificação à final do Carioca. O time de Abel Braga dominou o jogo e, ainda que sem demonstrar um bom repertório ofensivo, merecia sair vitorioso. Mas ficou no 1 a 1, resultado que já lhe bastava era para estar na decisão. Gilberto marcou ainda no primeiro tempo para o Fluminense, mas Gabriel Barbosa fez o gol de empate na segunda etapa. O rival na disputa pelo título estadual será decidido no duelo entre Vasco e Bangu, neste domingo.

Resumo da partida

O Flamengo se impôs na partida e foi a equipe que mais buscou a vitória. O Fluminense tentou valorizar a posse de bola e aproveitar o contra-ataque. E foi dessa forma que abriu o placar: Everaldo driblou Arão e deu passe para Caio Henrique cruzar na área. Gilberto antecipou à marcação e fez, de cabeça, 1 a 0 para o Fluminense.

Os rubro-negros continuaram dominando o jogo e mantiveram a estratégia de pressionar a saída de bola adversária, forçando os erros de passe. Mesmo com o gol, o time tricolor repetiu o fraco desempenho das duas partidas anteriores e só levou perigo ao gol adversário no início do segundo tempo, com Luciano desperiçando a chance de ampliar o placar. Renê acabou achando um belo passe em profundidade para Gabigol marcar e jogar um balde de água fria nas pretensões do Fluminense.

VAR apareceu duas vezes

O VAR foi determinante em duas oportunidades na partida, ambas no começo do jogo e com menos de um minuto de diferença. Na primeira, o árbitro Bruno Arleu de Araújo consultou o vídeo para anular o gol de Willian Arão por falta de Léo Duarte em Rodolfo na origem do lance.

Na segunda, interpretou como lance para amarelo uma disputa de bola no alto entre Gilberto e Renê em que o lateral tricolor subiu com o cotovelo e atingiu o adversário. Por outro lado, o árbitro falhou em um lance que não houve intervenção do VAR. Assinalou impedimento em uma jogada em que Uribe estava na cara do gol quando o correto seria deixar o lance terminar e caso estivesse irregular, deveria ser analisado e invalidado.

Candidato a herói

Gilberto por pouco não foi o herói do Fluminense. Na primeira etapa, o lateral-direito teve participação fundamental em duas jogadas separadas por alguns instantes. No primeiro, dividiu com Uribe após rebote de um chute no qual o goleiro já estava vendido e o camisa 2 salvou quase em cima da linha. Na sequência, estava no contra-ataque e foi quem finalizou o lance, marcando de cabeça.

Fator decisivo

Fora do próximo compromisso na Libertadores, Gabriel iniciou a partida no banco de reservas. Porém, precisou substituir seu reserva, Uribe que foi obrigado a sair por conta de lesão muscular. Gabigol entrou no intervalo e foi essencial para o empate do Flamengo. Foi do centroavante o gol que garantiu a equipe na final do Campeonato Carioca, até com carinho em Abel na comemoração.

Próximos confrontos

O Fluminense retorna aos gramados na próxima terça-feira para encarar o Luverdense, novamente no Maracanã, em duelo válido pela terceira fase da Copa do Brasil. Já o Flamengo recebe o San José, da Bolívia, na quinta, também no Maracanã, mas pela fase de grupos da Libertadores. As duas partidas da decisão do estadual serão nos dois próximos domingos.

Ficha Técnica Completa

Escalações:

Flamengo

Diego Alves; Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio, Renê; Cuéllar, Willian Arão, Diego; Éverton Ribeiro, Bruno Henrique e Uribe. Técnico: Abel Braga

Fluminense

Rodolfo; Gilberto, Nino, Matheus Ferraz, Caio Henrique; Bruno Silva, Dodi, Daniel; Yony González, Luciano e Everaldo. Técnico: Fernando Diniz

Reservas

Flamengo

César, Gabriel Batista, Rodinei, Rhodolfo, Trauco, Ronaldo, Hugo Moura, Arrascaeta, Bill, Vitinho e Gabriel

Fluminense

Agenor, Ezequiel, Igor Julião, Frazan, Marlon, Caio, Allan, Pablo Dyego, Mateus Gonçalves, Marcos Calazans, Marcos Paulo e João Pedro

Substituições

Flamengo

Saiu Uribe e entrou Gabriel (00’/2ºT)

Saiu Diego e entrou Arrascaeta (18’/2ºT)

Saiu Bruno Henrique e entrou Vitinho (30’ /2ºT)

Fluminense

Saiu Daniel e entrou Allan (11’/2ºT)

Saiu Dodi e entrou Marcos Calazans (33’/2ºT)

Saiu Nino e entrou João Pedro (33’/2ºT)

Gols

Flamengo

Gabigol (23’/2ºT)

Fluminense

Gilberto (44’/1ºT)

Cartões Amarelos

Flamengo

Bruno Henrique (36’/1ºT)

Willian Arão (13’/2ºT)

Gabriel (25’/2ºT)

Vitinho (42’/2ºT)

Éverton Ribeiro (45’/2ºT)

Fluminense

Gilberto (12’/1ºT)

Nino (48’/1ºT)

.Bruno Silva (32’/2ºT)

Fonte: Globoesporte.com

Redação Futebolzinho

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Share This Post

P