Share This Post

Copa América

Brasil precisará superar algoz recente para avançar de fase

Brasil precisará superar algoz recente para avançar de fase

Hoje, sim? Hoje, não? A seleção brasileira comandada pelo técnico Tite enfrentará o Paraguai, seu maior algoz recente da América do Sul, em busca de conquistar a vaga para a semifinal e continuar na luta pelo título em território nacional. A partida, que acontece às 21h30 da quinta-feira (27), em Porto Alegre, traz más lembranças ao povo brasileiro.

O Paraguai é um carrasco recente da seleção brasileira, à qual eliminou em duas das últimas três edições da Copa América: em 2011, na Argentina, e 2015, no Chile. Nos dois casos, a queda aconteceu nas quartas de final e nos pênaltis, depois de empate no tempo normal. Na edição centenária de 2016, nos Estados Unidos, o Brasil não passou da primeira fase.

Nas últimas três edições da Copa América, o Paraguai venceu apenas uma partida, mas mesmo assim foi finalista em 2011. É uma equipe repleta de empates, e, dessa forma, vai conquistando vagas e vagas. Foi o que aconteceu neste ano. A equipe classificou-se com dois empates e uma derrota. Contra a Argentina e Brasil, times considerados mais fortes da América do Sul, foram cinco empates (dois com argentinos e três com brasileiros) e apenas uma derrota (para os argentinos) nestas últimas três edições.

Para vencer o Paraguai, Brasil precisará infiltrar na retranca do técnico Eduardo Berizzo, e superar o goleiro Gatito Fernández, do Botafogo, um dos principais nomes da equipe. Gatito também faz parte de um projeto de jogo próprio dos paraguaios para avançar nas fases de mata-mata. O goleiro, que atua no Brasil, é especialista em pegar cobranças de pênaltis e, contra adversários superiores, é a principal aposta do Paraguai.

Everton, o “Cebolinha”, evidenciou o temor pelo Paraguai e prezou respeito ao adversário que eliminou o Brasil nesta competição por duas vezes consecutivas.

“Vamos enfrentar um adversário que eliminou a nossa seleção por duas vezes recentemente e que por isso merece respeito. É um time muito sólido na defesa e que fecha bem os espaços. Vamos precisar tomar muito cuidado”, disse o atacante Everton.

O técnico Tite almeja ver a equipe evoluindo em relação à primeira fase. “Nós entendemos que a Seleção Brasileira vem crescendo, apesar das cobranças, e chegaremos bem a esta quartas de final. Porém, é importante termos um desempenho ainda melhor do que apresentamos contra o Peru (na goleada da última rodada)”, disse o treinador.

Tite foi obrigado a achar um substituto para o volante Casemiro, suspenso pelo número de cartões amarelos. O reserva imediato era Fernandinho, mas suas condições físicas não agradaram a comissão técnica e o volante Allan, ex-Vasco e atualmente no Napoli, assumirá a vaga de primeiro volante da seleção.

Richarlison, horas antes da partida, foi diagnosticado com caxumba e não enfrenta o Paraguai, correndo risco de ficar fora de toda a competição. O jogador ficará em repouso absoluto e em isolamento, para não contagiar o grupo de jogadores.

O técnico Eduardo Berizzo, do Paraguai, cobra obediência tática e personalidade de sua equipe. “Temos que jogar com inteligência e com obediência tática. Não podemos nos intimidar pelo fato de do outro lado do campo estar a Seleção Brasileira, mesmo na casa dela. É preciso personalidade se quisermos avançar”, contou o comandante.

FICHA TÉCNICA

BRASIL X PARAGUAI

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 27 de junho de 2019 (Quinta-feira)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Roberto Tobar (Chile)
Assistentes: Christian Schiemann (Chile) e Claudio Rios (Chile)

BRASIL: Alisson, Daniel, Thiago Silva, Marquinhos e Filipe Luís; Arthur, Allan e Philippe Coutinho; Everton, Gabriel Jesus e Roberto Firmino
Técnico: Tite

PARAGUAI: Gatito Fernández, Iván Piris, Gustavo Gómez, Junior Alonso e Santiago Arzamendia; Richard Sánchez, Rodrigo Rojas, Derlis González, Miguel Almirón e Matías Rojas; Óscar Cardozo (Federico Santander)
Técnico: Eduardo Berizzo

FONTE: Placar e Gazeta Esportiva.

REDAÇÃO: Futebolzinho.com.

FOTO: Lucas Figueiredo/CBF.

Share This Post

Matheus Reis avatar
Cobertura do Vasco da Gama no Futebolzinho.com. Estudante de Jornalismo da UniCarioca e Ciências Sociais pela Uerj.
P