Share This Post

Copa Libertadores / Copa Sul-Americana

Os desafios dos brasileiros nas copas da Conmebol em 2019

Os desafios dos brasileiros nas copas da Conmebol em 2019

A Conmebol sorteou na noite de segunda-feira (17), em sua sede em Luque, no Paraguai, os duelos das fases prévias e os grupos da Taça Libertadores de 2019. Palmeiras, Internacional, Grêmio, São Paulo, Atlético-MG, Athletico e Cruzeiro já sabem quem serão os seus primeiros rivais na competição continental.

O Flamengo caiu no Grupo D com Peñarol do Uruguai, LDU do Equador e um adversário ainda não definido da Bolívia: o Royal Pari ou o Bolívar. No domingo, o San José assegurou sua vaga, contudo não é possível saber para qual fase prosseguirá. Isso pelo simples fato de que ainda resta uma rodada para o término do Clausura no país: o campeão vai para a fase de grupos como BOL 2. O segundo colocado disputa a segunda fase prévia, como BOL 3. O San José já possui pelo menos o vice garantido.

São Paulo e Atlético-MG por terem terminado respectivamente na quinta e sexta posição do Brasileiro serão os primeiros a estrear contra Talleres (ARG) e Danubio (URU), nessa ordem. Os dois jogarão a segunda fase prévia da Libertadores e precisarão de dois mata-matas para chegar à fase de grupos. Os clubes começam sua jornada no torneio entre os dias 5 e 7 de fevereiro.

Enquanto isso, os quatro primeiros colocados doBrasileiro: Palmeiras, Flamengo, Inter e Grêmio, o campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro e o da Sul-Americana, Athletico só iniciarão sua caminhada na competição entre os dias 5 e 7 de março, primeira semana agendada para o acontecimento dos confrontos da fase de grupos.

O Grupo A, já chamado de “Grupo da Morte”, terá River Plate, atual campeão, Internacional, e, possivelmente, o São Paulo – caso o clube paulista passe pelas primeiras fases. Seriam três clubes brigando por duas vagas para a etapa de mata-mata. O Atlético-MG, caso se classifique, vai para o Grupo E, com Nacional (URU), Cerro Porteño (PAR) e Zamora (VEN).

Outro duelo Brasil x Argentina acontecerá no grupo G, onde estão Athletico, atual campeão da Sul-Americana, e Boca Juniors, vice da última Libertadores.

Os clubes brasileiros conheceram seus grupos ontem em sorteio na sede da Conmebol no Paraguai. Foto: LANCE!

Os enfrentamentos da Copa Sul-Americana também foram conhecidos

A Conmebol sorteou da mesma forma na noite de ontem, os 22 duelos da primeira fase da Copa Sul-Americana. Dos 44 clubes participantes, seis são brasileiros e já conhecem seus adversários: Bahia, Botafogo, Chapecoense, Corinthians, Fluminense e Santos.

Os 44 clubes que integram a primeira fase foram separados nos blocos Sul: equipes da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai; e Norte: clubes do Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. No sorteio, os membros de um bloco encaram os do outro. Os confrontos de ida da primeira fase ocorrerão em três semanas diferentes, todas em fevereiro: dias 5 a 7, 12 a 14, e 19 a 21.

Para a segunda fase, os 22 classificados se unem a dez equipes eliminadas na fase pré da Libertadores, as oito terceiras colocadas da fase de grupos, mais as duas melhores eliminadas nas fases prévias. Um novo sorteio para a determinação dos duelos será efetuado em maio.

O confronto que produz uma certa expectativa é entre Corinthians e Racing, da Argentina. O duelo é uma reedição das oitavas de final de 2017, quando os argentinos venceram a equipe paulista no mata-mata.

Outro enfrentamento que envolve a rivalidade entre brasileiros e argentinos refere-se a Botafogo e Defensa y Justicia, clube que possui retrospecto favorável contra brasileiros: tirou o São Paulo na primeira fase de 2017.

O Santos jogará contra o River Plate (URU), o Bahia irá encarar o Liverpool (URU), o Fluminense enfrentará o Deportes Antofagasta (CHI), e a Chapecoense pega o Unión La Calera (CHI).

Dos brasileiros, somente Santos e Chape decidirão os duelos em casa. Corinthians, Botafogo, Flu e Bahia, fora.

A Confederação Sul-Americana de Futebol sorteou também os duelos da Copa Sul-Americana. Foto: O Curioso do Futebol

Fonte: Globoesporte.com

Share This Post