Share This Post

Emiliano Tolivia / Flupress

Chega de política. A culpa não é do Abad

Chega de política. A culpa não é do Abad

A situação do Fluminense é terrível, mas já foi muito pior. O presidente Pedro Abad tem se desdobrado para colocar os salários em dia, equacionar dívidas, recolocar o clube em seu patamar de instituição gigante. A culpa, definitivamente, não é dele.

A verdade é que, primeiro, Peter Siemsen pegou um clube devastado pelo ex-presidente Roberto Horcades. Além dele, havia o Celso Barros, presidente da Unimed, que, sabemos, sabotava o Tricolor.

Peter foi além. Mesmo sem a participação da Flusócio, colocou o Flu em novo estágio, com um CT de primeiro mundo, a melhor divisão de base do Brasil e o sonho de um dia disputar a Liga Europa – quem sabe a Champions – com o Flu Samorin. Com a saída da Unimed, o ex-presidente se perdeu, mas com boas intenções. O real causador do rombo nos cofres tricolores é Mário Bittencourt.

Já não tínhamos mais o dinheiro da Unimed para contratar estrelas (ainda continuo achando o Celso sabotador, mas a grana ajudava bastante). Nesse cenário, Pedro Abad assumiu o comando das Laranjeiras acreditando em outra situação.

É forçoso aqui dizer que Abad, apesar de ter sido presidente do Conselho Fiscal, não sabia do tamanho da encrenca. Acabou também sendo iludido pelo discurso de campanha do Peter. Com o suporte da Flusócio, avalizando e brigando pela gestão no Conselho Deliberativo, tenho certeza de que o pior momento não só vai, como já passou.

O elenco é bom. Vamos brigar pela Libertadores e, uma vez lá, por que não sonhar com o penta? Mas é preciso que a torcida pare de abandonar o clube. Nessas horas, o tricolor precisa chegar junto. Não dá para entender.

É hora de união, não de política. Vaias políticas no Maracanã, protestos políticos nas Laranjeiras… Isso não vai levar a nada. A Flusócio, quando oposição, sempre fez diferente. Reflitam. Ou montem chapa. São fatos que

ojnhfguibdfp7y43nwfiomqof,qçoih73463545u9748098rfldmkpo
9783yr9nfordskljpkjogkmper
dçkfjgrhiotiong

Amigos, me desculpem. Meu primo Zumbi, da Flusócio, pegou meu celular.

Esses caras são malucos.

Como será o amanhã?

Recomeçando a coluna de hoje… Como será o amanhã? Simbora, gente. Marcelo Oliveira começa a remontagem do time. De cara, descartou os três zagueiros. Acho ok. Se já é difícil arrumar dois, imaginem três defensores, ainda mais após as saídas dos apenas razoáveis Luan Péres e Nathan Ribeiro.

Minha preocupação é não podar as características ofensivas de Gilberto e Ayrton Beijoca. No caso da direita, é mais que sabido que ele, atuando como um lateral clássico, não funciona. É preciso colocar um secretário na cobertura.

FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Marcelo testou Airton Paulada na vaga de Richard, com Douglas e Jadson completando o trio de volantes. Queria ver mais do Airton mesmo, mas sua condição física ainda me preocupa. Se estiver bem, pode funcionar.

Richard até vinha bem. O único que não me agradaria seria ver Richard e Airton juntos. Perderíamos demais na saída de bola.

Na zaga, nove anos depois, Gum e Digão. Eu fico olhando e, bicho, não é possível. Sério.

Mais à frente, na criação, Sornoza, em quem o técnico aposta, e Robinho, já que Marcos Júnior ainda não está 100%. Robinho me lembra o Fernando Henrique (sim, o goleiro). Houve uma fase na qual ele sempre era barrado.

Na troca de técnico, o novo chegava e o recolocava no gol, levando em conta o peso de seu nome – sim, já vivemos esse momento. Até ser barrado novamente, num indo e vindo infinito. Bom, que Robinho tenha melhor sorte desta vez. Mas eu só acredito vendo.

Pedro é intocável. Ao menos até ser vendido. Luciano em algum momento vai entrar no time. Minha dúvida é sobre como o atacante está atualmente. Contratação fácil assim, sem novela, ainda mais nesta gestão, é de se desconfiar.

A derrota para a Portuguesa da Ilha no jogo-treino não é anormal, embora irrite. Serve para isso mesmo. A hora de acertar o time é agora.

Qual seria o time de vocês?

– Vender o mando de campo contra o Palmeiras, depois do ocorrido no Fla-Flu, é inaceitável. Nem dívida com o Roni tem mais. O que esses caras estão fazendo???

– Eu não vou criticar protestos da torcida. Nunca. Minha única ressalva é quebrar o clube. Esse excesso é totalmente desnecessário. De resto, mais que legítimo, é necessário.

– Embora ninguém tenha quebrado mais o clube que Peter/Abad/Flusócio, diga-se. Mas não é preciso se igualar.

– Gostei da primeira entrevista do Marcelo Oliveira. Ao menos conhece o tamanho do clube. Parece pouco, mas, no cenário atual, é muito.

– Vamos, Thiago Silva, monstro!!!

LEIA MAIS:
Fluminense, mas pode chamar de Incubadora FC
– Quem vai topar assumir este Fluminense? 
– Nem sombra de um clube gigante
– Passado e futuro na mística do Fla-Flu
– Cheio de huevos, um comovente Flu empata no Sul
– Estávamos postos em sossego
– Cansei de ser enganado!
– Altitude e atitude
– Um balanço e mil folhas
– Aquele bar ruim que você respeita
– “La Casa de Abel”

Share This Post

Emiliano Tolivia avatar
Jornalista e pitaqueiro, andou metendo o bedelho no GloboEsporte.com, LANCE! e no balcão mais próximo.

9 Comments

  1. Bruna Personal avatar

    Bem isso mesmo…

  2. Leo Furtado avatar

    Julio Cesar

    Gilberto
    Ibañez
    Gum
    Ayrton Lucas

    Airton
    Jadson
    Douglas(Dodi)
    Sornoza

    Marcos Jr(Luciano)
    Pedro

    OBS: Douglas(Dodi) somente para poder liberar os laterais…

    • Emiliano Tolivia avatar

      Está bem próximo do que o Marcelo está testando. O Dodi eu quero ver mais. Achei bem mediano no pouco que vi. Sobre o Douglas, eu só acho que, pra ser volante, ele tem que dar um pouco mais de gás na marcação. Mas é bem por aí.

      Valeu!

      • Leo Furtado avatar

        Talvez seja o que temos de melhor.
        Ou de menos pior, hahaha

        Acho o Douglas pesado, lento, mas ele tem uma característica de jogar mais com a bola. Além disso, já o vi jogando bem. Isso pesa na escalação. Precisamos realmente ver o Dodi jogar mais. Escolhi por característica.

        Se a gente coloca um outro atacante, abrindo mão do Douglas, perdemos Ayrton Lucas e Gilberto, eu acho.
        Mas, querendo ou não, é uma saída.

        ST!

  3. Tarik Moussallem avatar

    Emiliano, sobre o time:

    Acho que Abel achou bem um modelo de jogo no 3-5-2 que se adequasse ao elenco. Assim, tivemos nas primeiras rodadas um time competitivo para os jogadores que temos, que com a sequência de jogos 2x na semana desandou, por lesões (falta banco), esgotamento físico (já que o modelo exigia 100% de correria) e menos tempo pra treinar.

    O sistema proposto por Marcelo Oliveira me parece uma evolução disso. Explico: com 3 volantes, continuaremos privilegiando os laterais. Se o Beijinho sobe, Douglas cobre, se for o Gilberto, fica o Jadson. O problema é que esse sistema de coberturas vai precisar de mais treinamento tático ainda, e não sei se teremos tempo pra isso no meio do campeonato. Desafio pro novo técnico, que se der certo acredito ser positivo, já que teremos mais um cara no meio, com mais qualidade que um zagueiro, e evitando de chamar tanto o adversário.

    Só não concordo com as peças escolhidas no momento. Até porque os laterais vão se mandar, precisaremos de zagueiros rápidos. O Renato Chaves é ruim (manteria o Gum), mas o Ibanez não. Pra mim não cabe Digão agora. Airton acho que pode ganhar a vaga, a depender do físico. Douglas pra mim vai ter que jogar pra cobrir o Ayrton Lucas, e o Eobinho, é torcer pra acordar.

    STs!

    • Emiliano Tolivia avatar

      Fala, Tarik, beleza?

      Eu acho o Renato Chaves bem fraco também. A ponto de topar o Digão. Ibañez tem ido até bem, sabe sair jogando, isso pode ser importante. E uma coisa: o Gum também não pode ficar muito exposto. Vinha bem com o Abel porque era a última resistência, lá atrás.

      Vamos ver.

      ST!

  4. Leonardo Bagno avatar

    Meu time seria:

    Diego Cavalieri
    Mariano
    Thiago Silva
    Gum
    Airton Beijoca
    Richard
    Jean
    Thiago Neves
    Deco
    Marcos Junio (tem que ter um porra louca em campo para ensinar o que é ser Fluminense)
    Fred

Comments are now closed for this post.

P