Share This Post

Flupress / João Bolt

Histórico do Fluminense pós-Copa

Histórico do Fluminense pós-Copa

Como o Fluminense costuma se sair na ressaca da maior competição do futebol mundial? A tabela abaixo mostra o primeiro jogo do Tricolor após o encerramento de cada Copa do Mundo.

Em 20 jogos o Fluminense obteve nove vitórias, seis empates e cinco derrotas.

A primeira Copa

Dois dias depois da decisão da Copa do Mundo de 1930 entre Uruguai e Argentina, uma sensacional rodada dupla nas Laranjeiras marcou o reinício das atividades do futebol no Rio de Janeiro. Na partida principal se enfrentaram Brasil e França, duas seleções que haviam disputado o mundial. Na preliminar, nada menos que um Fla-Flu.
O Fluminense contou com dois dos seus cinco representantes na Copa: Ivan Mariz e Fernando. Acabou sendo derrotado por 4×2. Na partida principal o Brasil venceu por 3×2 após estar perdendo por 2×0. Um público estimado em 15 mil pessoas compareceu ao estádio tricolor.

Quando o Campeonato não parou

Em cinco ocasiões (1938, 1954, 1974, 1978 e 2002) as competições que o Fluminense estava disputando não foram interrompidas durante a realização da Copa do Mundo.

Em 1938 estava em andamento o Torneio Municipal. Na prática um segundo Campeonato Carioca, já que foi disputado pelas mesmas equipes e no mesmo formato que a competição principal. Mesmo sem contar em várias rodadas com seus cinco principais jogadores, que foram à Copa, o Fluminense foi o campeão.

Em 1954 foi o Torneio Rio-São Paulo que não parou para a Copa. O Fluminense quase repetiu o feito de 1938. Sem contar com quatro jogadores que estavam na Suíça, o Tricolor perdeu o título por um pontinho, ao ser derrotado pelo Vasco na última rodada.

Em 1974 e 1978 cometeu-se o devaneio de se disputar o Campeonato Brasileiro em paralelo à Copa do Mundo. Os públicos foram tão baixos que a ideia foi deixada de lado.

Já em 2002 foi o Campeonato Carioca que continuou sendo disputado durante a Copa. Três dias antes do Brasil conquistar o Penta, o Fluminense levantou o título estadual. Uma semana especialmente feliz para os tricolores.

Jogo no dia da final da Copa

Por três vezes o primeiro jogo do Fluminense após a Copa aconteceu no mesmo dia da decisão do mundial.

Em 1938, no mesmo dia em que a Itália ganhou a Copa e o Brasil venceu a Suécia pelo 3º lugar, o Fluminense foi ao campo do Bangu, na Rua Ferrer, e perdeu por 2×1.

Em 1954, horas depois da histórica decisão entre Alemanha Ocidental e Hungria, o Fluminense venceu o Palmeiras no Maracanã pela penúltima rodada do Torneio Rio-São Paulo e assumiu a liderança da competição. O título acabou escapando na última rodada.

Já em 1958, enquanto o Brasil vencia a sua primeira Copa do Mundo o Fluminense também fazia história, vencendo o Peñarol em Montevidéu. Como a final da Copa ocorreu horas antes, houve tempo para homenagens ao Brasil antes da partida entre tricolores e aurinegros, quando a bandeira brasileira foi hasteada no Estádio Centenário.

Foto da belíssima festa promovida pela torcida do Fluminense no primeiro jogo após a Copa do Mundo de 2010.

 

LEIA MAIS:

O Fluminense no Estádio Lujniki
Jogadores da base do Fluminense em Copas do Mundo
Os gols tricolores em Copas
A participação do Fluminense em Copas do Mundo
Um clássico de 100 anos
Se vale trófeu, dá Fluminense
O primeiro Fluminense x Grêmio
Chegou a hora de vencer a Chape
Nunca foi contrapeso
Histórico do Fluminense jogando na altitude

 

Share This Post

João Claudio Boltshauser avatar
João Claudio Boltshauser (Bolt pra facilitar) curte escrever sobre o Fluminense Football Club, em especial sobre sua história. Aquela que traduz a predestinação para a glória.