Share This Post

Campeonato Carioca / Flamengo / Fluminense

Um clássico de possibilidades para a reta final do Estadual

Um clássico de possibilidades para a reta final do Estadual

Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo (24), às 16h (de Brasília), no Maracanã, em rodada que fecha a fase de grupos da Taça Rio. A partida vale a classificação rubro-negra às semifinais da Taça Rio, fase em que o Fluminense já tem presença garantida. Mas põe em jogo também a participação dos tricolores, que se forem derrotados ainda não terão presença confirmada na fase final do Estadual,

Entenda os cenários:

  • O Flamengo é o líder da classificação geral com 24 pontos. Em qualquer ocasião – Vasco campeão ou eliminado da Taça Rio – o time rubro-negro estará garantido na semifinal do Estadual. No entanto, na Taça Rio, está em segundo do grupo C com 11 pontos. Desta forma, pode ser ultrapassado pela Cabofriense ou até mesmo Botafogo.
  • Fluminense é o líder do grupo B e com vaga garantida na Taça Rio após vitória do Bangu sobre o Vasco. Na classificação geral está com 21 pontos. Em caso de vitória no clássico, garante a primeira colocação geral. Se empatar, classifica como quarto colocado desde que Botafogo, Cabofriense ou Volta Redonda não sejam o campeão da Taça Rio. E se perder o Fla-Flu, poderá fica sem a quarta vaga se o Volta Redonda vencer o Boavista, tirando uma diferença de 14 gols no saldo.
  1. Preste atenção: Volta Redonda, Botafogo Cabofriense – clubes ainda com chances de classificação – não podem vencer a Taça Rio. Se isso ocorrer, a semifinal do Estadual será entre o vencedor dos turnos (Vssco e mais um), e os dois clubes com maior pontuação geral.
  2. Outra hipótese ruim para o Fluminense em caso de derrota no Fla-Flu é a possibilidade de o Vasco vencer também a Taça Rio. Neste caso, haveria uma semifinal única entre os dois com maior pontuação do geral – Flamengo e Bangu.
  3. Por fim, essa a favor dos tricolores, seria (no caso de derrota neste domingo) torcer para o Bangu ser campeão da Taça Rio, abrindo a vaga para o Tricolor disputar a semifinal geral entre os clubes com maior pontuação – Vasco, Bangu, Flamengo e Fluminense.

 

FLUMINENSE:

Após vencer o Antofagasta (CHI) fora de casa e garantir a classificação para a segunda fase da Copa Sul-Americana, o técnico Fernando Diniz deverá poupar todos os titulares para o clássico deste domingo. Somente Ganso deverá jogar, uma vez que por não estar inscrito na competição intercontinental, não jogou no meio da semana. Desta forma, a provável escalação do Fluminense é: Agenor, Ezequiel, Léo Santos, Nino e Marlon; Caio, Allan, Daniel e Ganso; Matheus Gonçalves e Marcos Paulo. O treinador também testou uma formação com Pablo Dyego e Calazans. Caso seja confirmada essa escalação, Agenor e Nino farão suas estreias com a camisa tricolor.

FLAMENGO:

Já classificado para a semifinal do Campeonato Carioca após vitória por 2 a 0 sobre o Madureira, o Flamengo de Abel Braga briga também para se garantir nas semifinais da Taça Rio, e deve levar a campo o que tem de melhor, repetindo a escalação da última partida. Os desfalques ficam por conta dos convocados por suas seleções (Arrascaeta, Cuéllar, Trauco e Piris da Motta). Vitinho, Berrío e Rafael Santos também estão fora, lesionados. Com isso, Ronaldo deve ganhar mais uma oportunidade na cabeça de área da ao lado de William Arão. Gabriel Barbosa (Gabigol) e Rhodolfo são os pendurados com dois cartões.

A provável escalação do Flamengo deve ser: Diego Alves, Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Ronaldo, Arão, Diego e Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol.

DIEGO X GANSO

O clássico será a primeira vez que Diego e Ganso se enfrentarão em suas carreiras. Ambos rodaram o mundo e pararam no Rio de Janeiro para este duelo. Além de serem “meninos da vila”, as coincidências não param por aí: os dois, quando despontaram, usaram a camisa de Pelé no Santos e foram apontados como futuros camisa 10 do Brasil.

Outra semelhança é no despontamento sempre com outro protagonista. Enquanto Diego surgiu com Robinho, Ganso tinha ao lado Neymar. Apesar de ganharem títulos importantes, jogarem em grandes clubes, jamais conseguiram atingir o protagonismo esperado na seleção brasileira – a prova é que não disputaram uma Copa do Mundo, por exemplo.

No Campeonato Carioca, é difícil compará-los. O camisa 10 do Fluminense só estreou diante do Bangu, na primeira rodada da Taça Rio – tem cinco partidas contra oito do meio-campo do Flamengo.

 

FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO X FLUMINENSE

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 24 de março de 2019, domingo
Hora: 16h (de brasília)
Árbitro: João Batista de Arruda
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima e Diogo Carvalho Silva

FLAMENGO: Diego Alves, Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Ronaldo, Willian Arão, Diego e Éverton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabriel. Técnico: Abel Braga.

FLUMINENSE: Agenor, Ezequiel, Léo Santos, Nino e Marlon; Caio, Allan, Daniel e Ganso; Matheus Gonçalves e Marcos Paulo. Técnico: Fernando Diniz.

 

POR: Gabriel Lutterbach e João Pedro Galhardi

FOTO: Reprodução

 

 

Share This Post

Gabriel Lutterbach avatar
Jornalista em formação, 19 anos, mais carioca do que mineiro, mesmo sendo ao contrário na realidade. Setorista do Fluminense pelo Futebolzinho. Tudo que eu entendo do ser humano, devo ao futebol.
P