Share This Post

FUTEBOL FEMININO / Seleção Brasileira

Com Marta, Brasil pode avançar às oitavas com antecendência se vencer a Austrália nesta quinta

Com Marta, Brasil pode avançar às oitavas com antecendência se vencer a Austrália nesta quinta

O Brasil enfrenta a Austrália nesta quinta (13), às 13h (horário de Brasília), em Montpellier, pela 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo. O retrospecto das seleções é bastante intenso, já que nos últimos cinco anos disputaram nove jogos. Entre eles, partidas decisivas, como o 1 a 0 que eliminou as brasileiras nas oitavas de final da Copa do Mundo em 2015 e o 0 a 0 (7-6 para o Brasil nos pênaltis) que resultou na eliminação das australianas nas Olimpíadas em 2016. Nas demais sete partidas são duas vitórias para o Brasil e cinco para a Austrália no confronto que se tornou um clássico. 

Na estreia da Copa do mundo da França, o Brasil manteve o seu retrospecto de 100% de aproveitamento em estreias do torneio, com uma vitória sobre a Jamaica, por 3 a 0, com três gols de Cristiane. A Austrália, favorita a avançar para as oitavas, perdeu de virada para a Itália, por 2 a 1- os gols foram marcados por Bonansea, para a ‘Azurra’ e Kerr, que descontou para as ‘Matildas’.

BRASIL
Para esta partida, o técnico Vadão deve repetir a escalação do último jogo. A única ressalva é a respeito de Marta, que esteve fora do jogo contra a Jamaica por conta de uma lesão muscular na coxa, mas vem se recuperando e será titular. A decisão foi comunicada no início do dia. Marta deve ocupar o lugar de Bia Zaneratto.

Provável escalação: Bárbara, Letícia Santos, Kathellen, Mônica e Tamires; Formiga, Thaísa e Marta (Bia Zaneratto); Andressa Alves, Cristiane e Debinha

A companheira de equipe, Barbara, afirmou que se dependesse de Marta, ela já teria jogado na estreia da seleção.

“Sabemos que, por ela, já tinha jogado o primeiro jogo. A fome de bola que ela tem é incrível. Faz que ela cresça (…) Hoje, no treinamento, não foi diferente. Ela está com essa fome de bola. Ela se sente 100%. Segundo ela, está se sentimento muito bem. Vai para o jogo. Ela já buscou nos trabalgos os 90 minutos que não jogou na estreia. Tenho certeza que se o professor decidir que ela entre, vai fazer total diferença.”

E a artilheira Cristiane falou sobre o confronto.

“O time da Austrália é meio que nosso carrasco. Sempre incomoda. É ofensivo, rápido. E elas perderam. Vão querer vir com tudo.”

AUSTRÁLIA

O técnico Ante Milicic também repetirá a formação utilizada diante da Itália, mas segundo ele, alertou suas jogadoras da necessidade de serem mais eficientes.

“Contra a Itália pecamos na concentração e isso teve um alto preço. Não podemos repetir o mesmo erro contra a Seleção Brasileira, que também tem atletas de grande qualidade.”

Provável escalação: Lydia Williams, Steph Catley, Clare Polkinghorne, Alanna Kennedy e Ellie Carpenter; Chloe Logarzo, Tameka Yallop e Emily Van Egmond; Sam Kerr, Caitlin Foord e Hayley Raso

DUELO A PARTE
A partida terá um encontro de craques. Pelo lado do Brasil, Marta, seis vezes melhor do mundo. Do lado australiano, Sam Kerr, capitã da equipe, é o destaque. A australiana foi indicada para o último prêmio da Bola de Ouro, mas foi Marta quem levou o troféu para casa.  Aos 25 anos, Sam é apontada por muitos como uma possível sucessora ao trono de Marta.

ENCONTRO DE GERAÇÕES
O confronto entre Brasil x Austrália marca também o encontro entre gerações com mais de duas décadas de diferença. De um lado, a veterana brasileira Formiga, que, na sétima Copa do Mundo de sua carreira, tornou-se recordista em número de participações, entre homens e mulheres. Sua primeira edição do torneio foi em 1995. Do outro, Mary Fowler, australiana de 16 anos que, além de estrear em seu primeiro mundial, é a atleta mais jovem a disputar a competição.

ARBITRAGEM
O trio de arbitragem será formado pelo suíço Ester Saubli, com os assistentes Sian Massey (Inglaterra) e Susanne Kung (Suíça).

TRANSMISSÃO
A partida terá transmissão ao vivo da TV Globo, do canal Sportv e do GloboEsporte.com.

FICHA TÉCNICA
AUSTRÁLIA X BRASIL
Local: Estádio La Mosson, em Montpellier (França)
Data: 13 de junho de 2019 (Quinta-feira)
Horário: 13h(de Brasília)
Árbitro: Ester Staubli (Suíça)
Assistentes: Sian Massey (Inglaterra) e Susanne Kung (Suíça)

AUSTRÁLIA: Lydia Williams, Steph Catley, Clare Polkinghorne, Alanna Kennedy e Ellie Carpenter; Chloe Logarzo, Tameka Yallop e Emily Van Egmond; Sam Kerr, Caitlin Foord e Hayley Raso. Técnico: Ante Milicic

BRASIL: Bárbara, Letícia Santos, Kathellen, Mônica e Tamires; Formiga, Thaísa e Marta (Bia Zaneratto); Andressa Alves, Cristiane e Debinha. Técnico: Vadão

Foto: Assessoria/CBF
Fonte: GloboEsporte.com e GazetaEsportiva.com
Redação: Futebolzinho.com

Share This Post

Fernanda Vidon avatar
Carioca, 18 anos. Cursando jornalismo ou, eu diria... vivendo um sonho! Na cobertura do Vasco pelo Futebolzinho. Além disso, apaixonada por rap br e auto conhecimento. "Prometa a si mesmo que terá uma vida incrível e o Universo entenderá o recado."
P