Share This Post

Futebol Internacional

Quem é o melhor jogador do ano na Premier League?

Quem é o melhor jogador do ano na Premier League?

Os indicados ao prêmio são Sergio Agüero (Manchester City); Virgil Van Dijk (Liverpool); Eden Hazard (Chelsea); Sadio Mané (Liverpool); Bernardo Silva (Manchester City) e Raheem Sterling (Manchester City). De acordo com o tradicional jornal britânico, The Times, o ponta do Manchester City, Sterling, deve ser o escolhido pela associação de jornalistas da Inglaterra. Já o prêmio dado pela PFA (Professional Footballers’ Association) deve ir para o defensor do Liverpool, Van Dijk. Dessa forma, o Futebolzinho decidiu fazer um Top 3 dentre os indicados. Os critérios levados em consideração foram a posição da equipe na tabela, a importância do atleta para o esquema tático do time e o desempenho indiviual.

1º – Virgil Van Dijk (Liverpool)

O zagueiro mais caro da história chegou ao Liverpool na metade da temporada passada por 84 milhões de euros, e rapidamente mostrou ao que veio. Além de ser uma liderança dentro de campo, Van Dijk transformou completamente o sistema defensivo do Liverpool. Antes de sua chegada, os reds possuíam um sistema defensivo extremamente frágil e instável. Por isso, apesar de possuir um poderoso trio de ataque, o Liverpool não conseguia disputar o título da Premier League, já que a equipe sofria inúmeros “tropeços” ao longo da temporada.

Após a chegada de Van Dijk, o Liverpool não apenas disputa ponto a ponto a liderança da competição, como sofreu apenas uma derrota, possuindo a melhor defesa da Premier League, com apenas 20 gols sofridos em 34 partidas, sendo 18 clean sheets. Destaque para o fato de que o zagueiro atuou em todas as partidas até o momento e não sofreu um drible sequer. Também não foi expulso nenhuma vez.

Outro ponto a ser destacado é a participação do zagueiro na construção das jogadas dos reds. Sob o comando de Jürgen Klopp, o Liverpool passou a adiantar suas linhas de marcação e de criação das jogadas, fazendo com que os zagueiros participem bastante da partida. Exemplo disso é o fato de Van Dijk possuir três gols e duas assistências na competição, além de 89,7% dos passes certos.

2º – Raheem Sterling (Manchester City)

O ponta de 24 anos do Manchester City vem fazendo a melhor temporada de sua carreira. Ao lado de Agüero, Sterling é o jogador com mais participações diretas para gol na equipe (26), sendo 17 gols e nove assistências em 29 partidas. Como em todos os times treinados por Guardiola, os pontas possuem um papel tático fundamental, já que suas equipes costumam atuar com dois atletas velozes pelos lados para que a equipe, além de profundidade, possa explorar as rápidas triangulações, além de abrir espaço aos meias que chegam de trás. Por isso, Sterling se tornou um dos pilares do Manchester City que lidera a Premier League.

3º – Eden Hazard (Chelsea)

Apesar do Chelsea não estar fazendo excelente campanha, poucos atletas vem tendo um desempenho individual tão bom quanto Eden Hazard. E os números são impressionantes, até mesmo para seus padrões. Nenhum jogador teve mais participações diretas para gol do que o belga. São 28 participações no total, sendo 16 gols e 12 assistências, sendo, inclusive, líder neste quesito.

O fato do Chelsea ainda estar disputando, ponto a ponto, uma das duas vagas restantes para a próxima Champions League, se deve, e muito, às atuações de Hazard. Até o momento, o Chelsea marcou 57 gols, tendo o belga participado diretamente de 49% deles, praticamente metade.

 

O resultado oficial será anunciado no dia 28 de abril, em Londres, em cerimônia na London’s Grosvenor House.

Share This Post

Davi Barbosa avatar
Advogado, jornalista em formação e pai da Helena. Apaixonado por futebol e pela arte da cornetagem.
P