Share This Post

Blog da Fuzarca / Vasco

A estreia do Profexô – e do Vasco – no Brasileirão

A estreia do Profexô – e do Vasco – no Brasileirão
Luxa conversa com Ramon no treino. O Profexô estreia pelo Vasco contra o Avaí (foto: www.vasco.com.br)

Pelo teor de algumas das declarações dadas na coletiva após o treino de ontem, a semana de treinos que o profexô Vanderlei Luxemburgo – que fará sua estreia no comando do Vasco hoje, contra o Avaí – teve com sua equipe o fez esquecer um pouco da modéstia que mostrou na sua chegada ao clube.

Depois de reconhecer que precisava se reciclar, Luxa acabou mostrando que a marra do Profexô ainda não está de todo extinta. Frases como “Futebol não tem muita ciência. Futebol é um só” e “O que aconteceu antes da minha chegada não me interessa. Não soma nada para mim mostram que a autoconfiança do treinador, a despeito dos últimos anos, segue em dia.

Nada contra, e um pouco de autoestima até que fará bem ao time do Vasco. Acontece é que apenas marra e confiança não parece ser o bastante para resolver os problemas da equipe. Mas pela provável escalação para amanhã, o time do Profexô não terá muito mais que isso para apresentar.

Isso porque Luxemburgo manterá o esquema 4-2-1-3 que já vem desde o Alberto Valentim, trocando apenas algumas peças. É um esquema mais assimilado pelo grupo, mas que já mostrou não ser muito propício para a criação de jogadas. A se confirmar a escalação divulgada pela imprensa, Pikachu e Henrique voltam às laterais e teremos um meio campo um pouco mais técnico, com as entradas do Andrey e Bruno César.

Por outro lado, há de se preocupar com o poder de marcação do time. Lucas Mineiro e Andrey não chegam a ser um primor no combate e a recomposição defensiva do setor certamente ficará mais lenta com Bruno César. Isso pode ser um problema para a zaga, mesmo contando com o retorno do Castan, que deve sentir a falta de ritmo depois de algum tempo contundido.

Um técnico como o Luxemburgo precisa de uma estreia que corresponda à grande expectativa que boa parte da torcida nutre desde à sua chegada ao clube. Seja o pouco tempo no comando da equipe, sejam as próprias limitações do elenco, o Profexô não pode começar o seu trabalho com um resultado ruim, em casa, para um adversário que, pelo menos no momento, está conosco na luta para fugir do Z4. Luxa tem que fazer da sua primeira partida no comando do time também a estreia do Vasco, que até agora não disse a que veio no Campeonato Brasileiro.

VASCO X AVAÍ

Local: São Januário

Horário: 19h (Brasília)

Árbitro : Ricardo Marques Ribeiro (FIFA-MG)

Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)

VASCO: Sidão; Yago Pikachu, Werley, Leandro Castan e Henrique; Andrey, Lucas Mineiro e Bruno César; Rossi, Maxi López e Marrony. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

AVAÍ: Vladimir; Lourenço, Betão, Ricardo e Igor Fernandes; Mosquera, Pedro Castro, Luan Pereira, Julinho e João Paulo; Brenner. Técnico: Geninho.

Transmissão: Sportv (todo o Brasil, exceto RJ) e Premiere (PPV para todo o Brasil).

Share This Post

JC Barbosa avatar
Com um pai flamenguista e uma mãe botafoguense, Julio Cesar "JC" Barbosa é a prova viva que ser vascaíno é predestinação, não imposição. Torcedor de estádio, tanto na Colina quanto no antigo Maraca (hoje Arena), escreve sobre o Gigante na internet desde 2007.
P