Share This Post

Copa do Brasil / Santos / Vasco

Fernando Miguel, Castan e Rossi desfalcam time carioca em duelo na Vila Belmiro

Fernando Miguel, Castan e Rossi desfalcam time carioca em duelo na Vila Belmiro

Alberto Valentim optou por preservar a força “máxima” para a segunda partida da final contra o Flamengo, e sendo assim o Vasco de enfrenta o Santos, às 19h15 desta quarta-feira (17), na Vila Belmiro, sem três titulares: Fernando Miguel dará lugar a Gabriel Félix, Leandro Castan deixa a vaga para Ricardo Graça e o substituto de Rossi está entre Yago Pikachu e Yan Sasse. O jogo fora de casa é o primeiro confronto da quarta fase da Copa do Brasil.

O Vasco chegou nesta fase após eliminar Juazeirense-BA, Serra-ES e Avaí, e o Santos conquistou vaga despachando o Altos-PI, America-RN e Atlético-GO. Não deixa de ser um duelo entre campeões do torneio: o vencedor da edição de 2011 contra o da edição de 2010. Em 2016, os clubes se enfrentaram pelas oitavas de finais do torneio e o time do litoral paulista levou a melhor, com um 3 a 1 na Vila e um empate em 2 a 2 em São Januário. Na última visita do Vasco a Vila Belmiro, vitória por 2 a 1, pelo Brasileirão de 2017, com gols de Ricardo Oliveira, Evander e Nenê.

A coincidência para a partida é a volta de Gabriel Félix. O jovem da base vascaína estreou naquela partida em 2017 após o clube vetar Martín Silva. Desta vez, Fernando Miguel será poupado e Félix assumirá mais uma vez a meta vascaína.

O perfil oficial do Santos, no Twitter, fez uma preparação especial para a partida, enaltecendo a história dos dois clubes. O vídeo é a reedição de um famoso áudio compartilhado na torcida vascaína, no início de 2019, em que o autor compara os jogadores de Vasco e Flamengo, dizendo, no final, que não terá pena em caso de vitória.

CORDA BAMBA PARA VALENTIM

Alberto Valentim vem tentando trabalhar o aspecto psicológico dos jogadores, uma vez que um fiasco pode acabar tumultuando de vez a permanência do técnico para a temporada. O clube, por sua vez, não garante oficialmente qualquer especulação sobre o cargo do técnico, mas as pressões da arquibancada poderão ditar os rumos da história em caso de fracasso na Copa do Brasil e no Campeonato Carioca.

Valentim terá semana de decisões e precisa reconquistar a confiança da torcida (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco).

“Nós treinadores sofremos sempre a pressão por resultados quando trabalhamos em um clube de ponta e no Vasco isso não é diferente. Mas precisamos de tranquilidade neste momento para trabalharmos as melhores formas de encararmos essas duas decisões que teremos pela frente. O Santos é um time qualificado e temos que pensar com calma e ver com quais jogadores vamos poder contar”, disse o técnico.

DUELO DOS BAIXINHOS

Soteldo e Lucas Santos poderão fazer o duelo dos “baixinhos”. Com 1,60m, o santista é titular da equipe de Sampaoli e tem apenas 21 anos. Lucas Santos, de 20 anos, tem uma vantagem sobre o rival, com 1,64m, mas ainda não conquistou a titularidade de Alberto Valentim.

SANTOS

A equipe da Vila conta com o retorno do zagueiro Gustavo Henrique, que cumpriu suspensão na última partida e deve retornar ao time titular ao lado de Felipe Aguilar. A ausência é Cueva, suspenso. A tendência é que Sampaoli escale um time parecido com o que levou a campo diante do Atlético-GO. A dúvida fica por conta da lateral-esquerda. Diego Pituca pode seguir improvisado ou Jorge pode começar jogando.

Ao contrário do Vasco, o Santos não se classificou para a final do Estadual e teve uma semana de descanso para o confronto de ida. A partida será definida na próxima quarta-feira (24), em São Januário.

FICHA TÉCNICA

SANTOS X VASCO

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 17 de abril de 2019 (quarta-feira)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Leirson Peng Martins (RS)

VASCO: Gabriel Félix, Raúl Cáceres, Werley, Ricardo Graça e Danilo Barcelos; Raul, Lucas Mineiro, Bruno César e Yago Pikachu; Marrony e Maxi López. Técnico: Alberto Valentim

FOTO: Rafael Ribeiro/Vasco.

 

Share This Post

Matheus Reis avatar
Cobertura do Vasco da Gama no Futebolzinho.com. Estudante de Jornalismo da UniCarioca e Ciências Sociais pela Uerj.
P