Share This Post

Campeonato Carioca / Vasco

Prejuízo e tempestade: clube enfrenta o Resende na luta por vaga na final da Taça GB

Prejuízo e tempestade: clube enfrenta o Resende na luta por vaga na final da Taça GB

Em meio ao ambiente de luto, as semifinais da Taça Guanabara retornam ao calendário do Rio de Janeiro, depois de terem sido canceladas por compadecimento às dez crianças falecidas por um incêndio no CT do Flamengo, o Ninho do Urubu. A partida aparenta ser uma série da Netflix antes mesmo de a bola rolar, por todo o contexto de tragédias, adiamento, estado de alerta na cidade, comunicado da prefeitura para a não realização do confronto e a inédita suspensão da venda de ingressos. O jogo está confirmado pela Ferj para às, 21h30, no Maracanã.

Vasco e Resende se enfrentariam, a princípio, no último domingo (10). Por conta do falecimento das dez  crianças e atletas das categorias de base do Flamengo, em seu centro de treinamento, a partida foi cancelada e reagendada para esta quarta (13). Entretanto, a prefeitura do Rio de Janeiro, por precaução de um novo temporal que afetou a cidade na última quarta-feira (6) e deixou sete mortos, fez um pedido público para o adiamento da partida do Campeonato Carioca. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro acatou a decisão e optou por adiar a partida para quinta-feira (14) e o local seria o estádio São Januário, no mesmo dia do clássico Flamengo e Fluminense pela outra semifinal.

O acordo estava selado, mas foi vetado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro por questões de segurança, visto que São Januário e Maracanã possuem rotas parecidas e muitos torcedores do Vasco saltam na estação de trem/metrô de São Cristóvão, bem próxima ao estádio Mário Filho. Com a possibilidade de confusões generalizadas entre torcedores de Flamengo, Fluminense e Vasco, a Ferj acatou a decisão da PM e manteve a partida para quarta-feira (13), 21h30. Entretanto, a Federação de Futebol do Rio de Janeiro explicita, em um comunicado oficial, que não recomenda o comparecimento do torcedor que estiver se sentindo inseguro, em virtude da ameaça de mais um temporal. Por posicionamento em seu Site Oficial, o Vasco também não recomendou ir ao estádio e garantiu devolução do dinheiro até 17h da quarta-feira (13) para quem adquiriu anteriormente os bilhetes. No mesmo comunicado, o clube afirma que não venderá ingressos para a partida em nenhum ponto de venda física e nem online. Com os acontecimentos, o Vasco poderá ter um prejuízo enorme com a partida, já que o mínimo para garantir lucro era de 30 mil pessoas no Maracanã. Somente o anel inferior será utilizado no estádio.

“Devido às condições excepcionais que cercam a partida e aos cuidados que estão sendo tomados em toda a cidade diante da ameaça de fortes chuvas, sócios e não sócios que já compraram antecipadamente ingresso físico para o jogo poderão pedir a devolução do dinheiro se assim desejarem. Para tanto, basta ir, nesta quarta-feira (13), das 10h às 17h, ao ponto de venda onde a entrada foi adquirida. Após essa data, não haverá mais devolução”.

O técnico do Vasco, Alberto Valentim, deu uma entrevista coletiva e comentou sobre a questão do adiamento da partida e a segurança para o torcedor:

Alberto Valentim em treino no Vasco da Gama (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

“Sinceramente, se já decidiram que o jogo vai acontecer, é porque não vamos ter problemas em relação a segurança para as pessoas ao redor. Eu iria para o estádio. Se vai ter o jogo, é porque de uma forma ou outra vai ter condições para que você chegue com segurança e depois volte para casa. A chuva será antes do jogo, pelo que a gente soube. Seria em torno das 18h. Estamos falando de três horas antes do jogo. Tempo ainda bom para que essa chuva, em seu momento mais forte, já tenha passado. Ficar adiando o jogo a gente não quer, mas a gente também não quer que ninguém corra risco de ficar preso, ilhado…”.

PREPARAÇÃO DE VASCO E RESENDE PARA O CONFRONTO

Com a vantagem do empate e buscando manter o 100% no Campeonato Carioca, o Vasco enfrentará a equipe do Resende, sensação do campeonato, fora dos quatro grandes, e com o artilheiro da competição. Mais de 14 mil ingressos foram vendidos e a expectativa é de público enxuto no Maracanã, já que as vendas foram suspensas e a recomendação geral é para o torcedor não ir ao estádio.

Yago Pikachu, Raul e Thiago Galhardo foram poupados na partida contra o Juazeirense, pela Copa do Brasil, e devem retornar ao time titular. Na coletiva, Valentim também comentou sobre a titularidade de Werley, que perdeu o primo na tragédia do Ninho do Urubu.

“Ele quer ir para o jogo, treinou ontem normalmente. Vai para o jogo com sentimento de muita tristeza. Ele quer jogar, vai jogar, é nosso titular para este jogo. A gente tem que continuar nossas vidas. Werley está aqui para nos ajudar. É um grande profissional. Essa vitória, se Deus quiser, será para toda sua família”.

O comandante vascaíno afirmou que misturou a equipe durante a semana e já possui um time titular em mente. A ideia, segundo o próprio, é entrar em campo com uma equipe forte e descansada para fazer uma boa partida, e evitar sustos como a quase eliminação para a Juazeirense.

VASCO x RESENDE

Local: Arena Maracanã

Horário: 21h30 (Brasília)

Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá

Assistentes: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha e Daniel de Oliveira Alves Pereira

VASCO: Fernando Miguel; Raúl Cáceres, Leandro Castán, Werley e Danilo Barcelos; Lucas Mineiro, Raul, Yago Pikachu, Thiago Galhardo e Marrony; Maxi López. Técnico: Alberto Valentim.

RESENDE: Ranule; Filipe, Rhayne, Lucão, Jeanderson; Joseph, Vitinho, Léo Silva, Arthur Faria; Zambi (Davi Ceará), Maxwell. Técnico: Edson Souza.

FOTO: Rafael Ribeiro/Vasco.

Share This Post

Matheus Reis avatar
Cobertura do Vasco da Gama no Futebolzinho.com. Estudante de Jornalismo da UniCarioca e Ciências Sociais pela Uerj.
P